As contas que fazem parte do balanço patrimonial são os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
Obter informações detalhadas sobre cada uma delas é essencial para uma boa gestão financeira e consequentemente, o sucesso do negócio.
Sendo assim, o Balanço Patrimonial é de extrema relevância para as empresas, não somente pelo fato de se tratar de uma obrigação acessória, mas também de auxiliar na gestão.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre o assunto.
Balanço Patrimonial: entendendo os conceitos
Entender os conceitos das contas que fazem parte do balanço patrimonial é essencial para auxiliar na interpretação dos dados. Veja a seguir:
Ativos
São os recursos que contribuem para gerar valor para o negócio no presente, mas também podem trazer benefícios futuros.
Por exemplo: saldo do caixa, contas a receber, investimentos, estoque, imóveis, entre outros.
Eles podem ser ativos circulantes, ou seja, podem ser transformados em dinheiro em um curto período.
Há também os ativos realizáveis a longo prazo e os ativos permanentes. Estes podem gerar valor para a empresa em um período superior a 1 ano. Por exemplo: máquinas, equipamentos.
Passivos
Os passivos são as obrigações financeiras que a empresa deverá pagar futuramente. São as contas a pagar, os empréstimos, as obrigações tributárias, entre outras.
Os passivos podem ser circulantes, ou seja, que precisam ser pagos em até 12 meses. Há também os passivos não circulantes. Eles oferecem prazo superior a 1 ano para serem pagos.
Por exemplo, empréstimos bancários com longo prazo para pagar, financiamentos para compras de maquinários e equipamentos, entre outros.
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido são os recursos próprios da empresa, provenientes de investimentos dos sócios ou acionistas.
Para calcular o patrimônio líquido é preciso subtrair o ativo do passivo, o resultado corresponde à resposta que você precisa.
Conclusão
As contas que fazem parte do balanço patrimonial são demonstrações da situação financeira da empresa. Por isso, devem ser cuidadosamente avaliadas.
A interpretação correta de todos os dados permitirá uma visão detalhada da saúde financeira do negócio.
Sendo assim, contar com o auxílio de um profissional tecnicamente preparado fará toda a diferença no levantamento de todas as informações necessárias para promover uma gestão eficiente.
Avaliar a saúde financeira da empresa é a única forma de obter dados que permitam a elaboração de um planejamento estratégico para o crescimento do negócio.
Na Realizar Contabilidade você encontra todo o suporte técnico para te auxiliar na interpretação dos dados do Balanço Patrimonial da sua empresa.