A escrituração contábil simplificada é a maneira de registrar as operações financeiras da empresa com o objetivo organizar e controlar todas as entradas e saídas de recursos.
Este controle contábil permite medir com clareza a saúde financeira da empresa bem como saber para onde estão indo os recursos disponibilizados.
Além disso, é uma maneira muito eficiente de armazenar informações importantes de um negócio para a tomada de decisões, por exemplo.
Para saber mais como funciona a escrituração contábil simplificada não deixe de ler este artigo até o fim.
O que é escrituração contábil Simplificada?
A escrituração contábil é um procedimento interno que registra as movimentações financeiras que uma tem.
O principal objetivo de reunir as informações é gerenciar o patrimônio da empresa. Isto é, consiste em organizar todas as contas da empresa detalhando o ativo e passivo em ordem cronológica.
Para que serve a escrituração contábil?
A escrituração contábil simplificada é indicada principalmente para os pequenos e médios empresários que assim como outras empresas, precisam escriturar suas finanças.
Sendo assim, a escrituração contábil simplificada serve para gerenciar as contas da empresa, já que registra todos os fatos que ocorrem.
Este controle é fundamental para saber exatamente quais valores entram e sai, o porque, e especialmente para gerenciar o patrimônio empresarial.
Qual a importância de fazer a escrituração contábil?
É através deste importante controle da contabilidade que as empresas visualizam como está a saúde financeira da empresa.
Este fato permite, inclusive, remanejar processos a fim de evitar falhas ou prejuízos financeiros. Além disso, a escrituração é um procedimento legal e obrigatório às empresas.
Portanto, além de estar em dia com o fisco, o gestor consegue ter ampla visão de como andam os seus negócios, para assim definir estratégias de crescimento.
Outro fator importante é que, com a escrituração contábil simplificada, o gestor tem tempo de amenizar os principais impactos financeiros, protegendo o seu negócio bem como seu patrimônio.
Conclusão
A escrituração contábil simplificada é um procedimento de organizar e registrar todas as movimentações financeiras que uma empresa tem.
Este controle é fundamental para gerenciar os negócios e o patrimônio, e ainda permite que o gestor faça um controle apurado das finanças verificando constantemente a saúde financeira do negócio.
Para fazer a escrituração contábil simplificada da forma correta, é indispensável ter a assessoria e o olhar analítico de um contador online.