Vender pela internet utilizando o whatsapp e a redes sociais foi uma das maneiras que muitos empresários encontraram para garantir a sobrevivência dos negócios, embora a Pandemia do COVID-19 esteja ocasionando uma grande reviravolta nos mercados, algumas novidades que ela trouxe foram desafiadoras, porém, se mostram como oportunidades a serem aproveitadas.
A comercialização, por exemplo, se mostrou ainda mais dinâmica por conta da forma de vender e entregar produtos e serviços de forma remota. Vamos conhecer alguns canais de vendas que se consagraram durante 2020?
ANTES DE TUDO, O QUE SÃO CANAIS DE VENDAS?
São meios que os negócios utilizam para comercializar e entregar seus produtos e serviços aos clientes. São muitas as possibilidades mas algumas das mais conhecidas são: loja física e virtual, quiosque em centro comercial, telefone, correio, distribuidores, franquias, marketplaces, aplicativos, entre outros.
QUAIS CANAIS GANHARAM DESTAQUE EM 2020?
De forma geral, os canais remotos (à distância) foram os principais protagonistas. De fato, contar com a facilidade, flexibilidade e segurança foi essencial para os consumidores experimentarem e adotarem alguns deles.
Em especial, destacaram-se:
MARKETPLACES
Podem ser considerados grandes shoppings virtuais pois reúnem diversos fornecedores e os conectam diretamente com seus clientes. De formal geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possíveis. Alguns dos mais conhecidos no Brasil são:
Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas, Netshoes, entre outros.
Porém, existem também marketplaces especializados em determinados segmentos, por exemplo: Elo 7 (produtos artesanais), Helpie e Get Ninjas (serviços gerais).
Não se pode negar que esse aplicativo tornou a comunicação entre pessoas muito mais fácil, veloz e versátil. Se antes mesmo da Pandemia, o aplicativo de mensagens já era massivamente utilizado, por conta do distanciamento social e medidas de restrição ao atendimento presencial, estimularam ainda mais seu uso.
Além das próprias mensagens, o aplicativo oferece recursos como chamada de voz, vídeo (individualmente ou em grupo), versão para negócios, envio de arquivos, mensagens automáticas, catálogo de produtos, entre tantas outras.
LOJAS VIRTUAIS
Muitas desenvolvedoras de plataformas criaram opções direcionadas para pequenos negócios, com os principais serviços (cadastro de produtos, preços, transação financeira, entre outros), porém com preços mais acessíveis. Ter uma loja virtual própria se tornou ainda mais possível para empreendedores de pequenas empresas.
REDES SOCIAIS
Estar presente nelas é quase uma obrigação, mas adotá-las como canais de vendas foi novidade para muitos empreendedores em 2020. A maior parte delas passou a oferecer recursos de exposição, relacionamento e até mesmo para concretizar vendas.
As principais ainda continuam sendo Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp. Mas uma nova rede vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente, entre os mais jovens, que o Tik Tok.
INTEGRAÇÃO ENTRE OS MUNDOS FÍSICO E DIGITAL
Essa talvez seja a melhor combinação: estar presente em todos os momentos do consumidor. Foi possível notar que a integração entre canais físicos e digitais chamaram muito atenção e aprimoraram a experiência de consumo. Alguns exemplos interessantes foram: drive thru (comprar e retirar sem sair do próprio carro), delivery (compra por aplicativo ou telefone com recebimento no endereço informado) e o clique e retire (compra através de loja virtual ou aplicativo e retirada em algum ponto físico).
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado.
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A Realizar Contabilidade é uma empresa que presta serviços contábeis de forma totalmente online, caracterizando em inúmeros benefícios para nossos clientes. Desde 2014 ajudando os empreendedores, é focada em atender micro e pequenas empresas de todo o Brasil.
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