Erros na gestão financeira

Os erros mais comuns na gestão financeira

Administração financeira eficaz

Os erros mais comuns na gestão financeira podem estar dificultando ou atrasando o crescimento da sua empresa. Erros relacionados à gestão financeira geram uma consequência negativa na empresa. Portanto, em primeiro momento, é necessário identificar quais são as consequências negativas para poder descobrir os erros de gestão financeira e, então, resolvê-los.

Pequenas empresas, principalmente no inicio, mesmo com boa quantidade de vendas de seus produtos e serviços, não conseguem identificar o real lucro operacional. Mas, se a empresa vende bem, como não consegue identificar e visualizar o seu lucro? Estas e muitas outras perguntas são feitas diariamente por empreendedores que desejam aprimorar e obter êxito em seus negócios. A seguir você verá os 5 erros mais comuns na gestão financeira e possíveis soluções para corrigi-los.

Os 5 erros mais comuns na gestão financeira e como resolvê-los

  • Precificação ideal do produto e serviço;
  • Não realizar um planejamento financeiro;
  • Não separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa;
  • Não fazer a gestão do lucro da empresa;
  • Não controlar todas as despesas e custos

1 – Precificação ideal do produto e serviço

Toda empresa visa uma ótima margem de contribuição que é o resultado entre venda menos a somatória de todos os custos variáveis, envolvidos no processo de criação e desenvolvimento do produto ou serviço. Muitos empreendedores acabam não realizando uma conta simples na hora de elaborar o preço final de venda do produto ou serviço que está oferecendo. E, como consequência, a margem de contribuição acaba não sendo suficiente para cobrir todas as demais despesas envolvidas para manter a estrutura da empresa, fazendo com que haja prejuízo ao final do mês, mesmo vendendo todo o seu estoque.

Se este é o seu problema, veja como resolver:

Passo 1: Determine o produto ou serviço que irá oferecer.

Ex.: Mostruário de Semijoias.

Passo 2: Anote todos os custos que você tem com a compra de matéria prima ou produto para revenda, se for realizar prestação de serviço, some todos os custos gerados para que você possa oferecer o seu serviço.

Ex.: Mostruário R$ 30,75, Semijoias R$200,00, frete R$84,00. Total: R$314,75.

Compra de 10 Mostruários para revenda: R$3.147,50

Passo 3: Preço: pesquise ao menos 3 empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você oferece e estabeleça um preço médio de venda:

Ex.: Mostruário da empresa A por R$ 409,17, empresa B por R$420,00 e empresa C por R$415,90. Preço médio de R$ 415,02, o que corresponderia ao percentual de 31,85% de lucro na venda de cada mostruário e o valor de R$100,24. Para deixar o preço ainda mais competitivo reduza os custos de produção. Negocie com seu fornecedor um bom desconto para compra em grande quantidade e pagamento a vista. Caso sofra alterações nos custos envolvidos, você pode inserir este percentual no valor de venda final.

2 – Não realizar um planejamento financeiro

A ausência do planejamento financeiro impossibilita que o empreendedor veja qual a real situação da empresa, quais objetivos e como deseja alcançar.

Como resolver:

Orçamento financeiro e fluxo de caixa: faça o orçamento financeiro de todos os itens que a empresa necessita para o seu funcionamento. Assim que começar as atividades e forem geradas vendas, monte o fluxo de caixa com todas as informações referentes às entradas e saídas, mês a mês. O fluxo de caixa permite analisar e verificar as entradas e saídas, e também quais os produto/serviços mais vendidos e em menor tempo. Com esta informação é possível fazer uma melhor gestão do estoque.

3 – Não separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa

Pode-se dizer que este é o mais comum entre todos os erros, principalmente para empreendedores iniciantes. No momento que a empresa é criada e inicia suas atividades, enquanto não começa a gerar lucro, possui despesas já previstas. A partir do momento que a empresa passa a ter lucro, parte dele já possui seu destino, a realização de pagamentos previstos, disponibilidades em caixa, reposição de mercadoria entre outros. E, somente o valor de salário, que foi estipulado inicialmente, deve ser utilizado pelo empreendedor para seu sustento. A utilização de forma errônea faz com que os recursos que seriam empregados para o crescimento da empresa, seja utilizado em outras questões pessoais, aumentando a necessidade de realizar um empréstimo, que muitas vezes, por falta de preparo do empreendedor, precisa, logo em seguida, realizar outro empréstimo para cumprir com suas obrigações, neste momento, tanto pessoais como da empresa. Siga o planejamento financeiro, estipule o valor que será utilizado de salário do empreendedor e procure viver e fazer o planejamento financeiro pessoal com base neste valor. Dinheiro da empresa é para ser utilizado com, na e para a empresa.

4 – Não fazer a gestão do lucro da empresa

A ausência da gestão do lucro da empresa impossibilita que o empreendedor saiba exatamente qual produto converte lucro/prejuízo, impossibilita também identificar quais os produtos possuem maior rentabilidade. Neste tópico, o item primeiro item mencionado “Precificação ideal do produto e serviço” é o item fundamental para a execução deste tópico. Para uma boa gestão do lucro é necessário que todos os produtos e serviços possuam preço ideal de venda, e de acordo com a região, determinados produtos possuem preço final elevado, possibilitando melhor margem de lucro em determinados produtos, para isso é necessário realizar de forma coesa o item 1, e fazer um levantamento com informações sobre o preço médio de vendas na região, dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

5 – Não controlar todas as despesas e custos

Quando não há a mensuração de todas as despesas e custos que a empresa possui pode acarretar em sérios problemas como:

  • Impossibilidade de arcar com despesas não previstas;
  • Impossibilidade de oferecer preços mais competitivos;
  • Impossibilidade de reduzir custos;
  • Atrasar empréstimos gerando aumento de juros;
  • Atrasar o pagamento dos fornecedores;

Estes foram apenas alguns dos problemas que podem surgir com a falta de controle de todas as despesas e custos. Todavia, os problemas citados podem ser resolvidos passando a anotar todas as saídas, mesmo que mínimas. Essas informações possibilitarão analisar a sua origem, destino, se esta despesa ou custo é necessária, redutível e até mesmo a possibilidade de eliminação.

Esperamos que o artigo tenha sanado suas dúvidas sobre os erros na gestão financeira da empresa, com informações claras e objetivas. Sabemos da importância de se aprimorar e buscar soluções para os desafios que surgem.  Por este motivo, a Realizar Contabilidade vem ajudando os empreendedores de plantão, desde 2014, com serviços de contabilidade online!

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Os erros mais comuns na gestão financeira

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