Como é a tributação de advogado associado?

Você sabe como é a tributação de um advogado associado? Muitos empreendedores ainda não entendem como cumprir as suas obrigações, justamente pelo pouco conhecimento em como a tributação é realizada. Por isso, é de suma importância explicar como acont

Você sabe como é a tributação de um advogado associado? Muitos empreendedores ainda não entendem como cumprir as suas obrigações, justamente pelo pouco conhecimento em como a tributação é realizada. Por isso, é de suma importância explicar como acontece para um advogado sócio. 

Ademais, é importante entender que a tributação dos advogados associados pode ser um pouco peculiar. Mas, para esclarecer todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo especial. Para saber mais, basta continuar a breve leitura a seguir!

Tributação para o advogado associado

O advogado associado é o profissional que oferece seus serviços à sociedade de advogados, e por isso não tem nenhuma participação societária na empresa. 

Diante disso, é importante destacar que nesses casos a tributação para o advogado associado acontece sobre os honorários a ele pago que seguem as seguintes regras:

  • O advogado associado deve apresentar e quitar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente aos honorários recebidos, seguindo as alíquotas progressivas estabelecidas na tabela do IRPF;
  • É necessário realizar contribuições para o INSS na condição de contribuinte individual, sendo as alíquotas aplicadas variáveis, oscilando entre 11% e 20%, conforme a renda auferida.

Benefícios e deduções fiscais na tributação para o advogado associado

Vale destacar que os advogados associados também têm como direito a dedução de despesas diretamente ligadas a sua atividade profissional.

A seguir, separamos alguns exemplos de despesas que são: 

  • Despesas relacionadas a sua educação como cursos de especialização e educação continuada no geral;
  • Compra de materiais ou equipamentos no geral destinados ao uso na sua vida profissional/carreira da advocacia.

Existem diferenças na tributação para advogado sócio e advogado associado? 

Em linha gerais sim. É importante destacar que a tributação para advogado associado não é como a tributação do advogado sócio, que por sua vez apresenta diferenças significativas. Uma das principais diferenças quanto aos regimes tributários aplicáveis. 

Outro ponto importante que diferencia a tributação para esses profissionais em diferentes posições é a dedução fiscal e benefícios. 

Por isso, é importante que cada profissional entenda como a tributação é realizada em sua categoria para evitar problemas com a Receita Federal. 

Somente dessa forma é possível cumprir com todas as suas obrigações em dias e usufruir de todos os benefícios disponíveis. 

Além disso, para manter as obrigações em dias é recomendado que o advogado, sócio ou associado conte com a nossa contabilidade online em São Paulo. Ademais, tais profissionais podem contribuir no planejamento tributário e auxiliar na escolha do regime. 

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp