Para organizar o setor financeiro da sua empresa é necessário realizar mudanças praticas. Elas permitem individualizar e organizar as informações visando melhor compreensão, maior poder de analise e melhores projeções, possibilitando traçar estratégias que potencializem os resultados do setor financeiro, caracterizando em melhorias na visibilidade e saúde financeira da empresa.
A seguir, práticas para organizar a área financeira da sua empresa. Neste artigo serão abordados os tópicos:
- Separar as finanças pessoais das finanças da empresa
- Aplicar o fluxo de caixa no negócio
- Utilizar outras ferramentas
- Fazer a gestão dos fornecedores
- Fazer a gestão de riscos
Práticas de gestão para organizar a área financeira da sua empresa
1 Separar as finanças pessoais das finanças da empresa
Atente-se a seguinte frase: o setor financeiro da empresa. A frase é simples e objetiva: tudo relacionado à área financeira da empresa. Portanto, os valores que são designados para serem utilizados no setor financeiro, devem ser respeitados. O ato de não misturar as finanças pessoais do empreendedor, faz com que haja boa fluidez e melhor gerenciamento das contas da empresa. Partindo dessa premissa, o empreendedor deve estipular um salário/pró-labore no valor fixo, este, suficiente para que possa arcar com seus gastos e realizar o seu planejamento financeiro pessoal, como poupar e investir, fazer uma faculdade, curso etc.
2 Aplicar o fluxo de caixa no negócio
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão onde há o registro de todas as movimentações financeiras da empresa. Todas as entradas/saídas de valores são reconhecidas no fluxo de caixa. Ele permite identificar a origem e destino do dinheiro e a possibilidade de realizar projeções, como por exemplo: mensal e anual.
3 Utilizar outras ferramentas
Existem inúmeras ferramentas e recursos que podem ser utilizados. Itens, estes, que podem possuir características individuais, todavia, são de extrema importância podendo ser feito analises juntamente com outras ferramentas. Cada ferramenta e recurso compõem e auxiliam um ao outro e, executados de maneira correta, aumenta expressivamente o poder de analise do negócio.
Abaixo listamos algumas ferramentas que você pode aplicar em seu negócio para melhorar o setor financeiro da sua empresa, são elas:
- Contas a receber: local de registro de todos os valores em dinheiro que a empresa tem direito a receber;
- Contas a pagar: local de registro de todos os gastos que a empresa possui, ou seja, se baseia nas despesas e custos. São os valores em dinheiro que a empresa tem de pagar;
- Fluxo de caixa diário: recurso de controle utilizado para reconhecer todas as entradas e saídas em valores da empresa, diariamente;
- Fluxo de Caixa mensal: recurso de controle utilizado para reconhecer todas as entradas e saídas em valores da empresa dentro do mês;
- Precificação: visa melhor aproveitamento do mercado, identificando e estabelecendo os valores para a venda do produto/serviço, de forma que gere competitividade e, ao mesmo tempo, agregue uma boa margem de contribuição;
- Margem de contribuição: é o valor em percentual (%) que a venda dos produtos e serviços geram para a empresa. Permite visualizar quais produtos/serviços tem maior impacto na receita da empresa;
- Necessidade de capital de giro: calculo que permite identificar o valor exato/aproximado, necessário para que a empresa possa realizar suas atividades durante determinado período.
4 Fazer a gestão dos fornecedores
Um dos tópicos mais estratégicos para se organizar o setor financeiro da sua empresa. Fazer a gestão dos fornecedores é estabelecer padrões de analises de fornecedor. Atrasos e erros na entrega, produto com defeito, fatos que geram certas inconveniências para ambos os lados. Saber identificar e analisar maus fornecedores contribui para reduzir custos com problemas recorrentes, e possibilita a busca por novos fornecedores com bons preços, com serviço de entrega de qualidade e bons produtos. Faça uma analise dos seus atuais fornecedores, e busque identificar padrões negativos que podem ser sanados com apontamentos ao fornecedor ou por meio de novas parcerias.
5 Fazer a gestão de riscos
A gestão de risco é o comportamento de planejar ações especificas visando reduzir incertezas. Identificando e gerenciando potenciais riscos à empresa, por meio de um plano especifico para cada tipo de ameaça. Portanto, a gestão de riscos é uma ferramenta estratégica que visa prever, identificar, analisar, criar ações preventivas de forma executável, auxiliando na tomada de decisão de forma eficaz, aumentando as oportunidades e competitividade da empresa.
Todos os itens acima devem ser executados de forma fiel, concisa e constante.
As práticas para melhorias na organização da área financeira da sua empresa, vão lhe auxiliar a obter melhor controle dos processos, o que impactará diretamente em todos os setores da empresa, já que, o setor financeiro é o responsável por manter a continuidade da empresa. Coloque em prática, e mensure os resultados.
Que tal começar com um e-book explicativo de forma pratica e ainda receber uma Planilha de Fluxo de Caixa totalmente gratuita? É isso mesmo! Clique aqui e baixe agora o seu E-book e receba sua Planilha!
Esperamos que o conteúdo informado, tenha lhe ajudado a obter informações sobre práticas que auxiliem e propiciem melhor organização no setor financeiro da sua empresa. Compartilhe este artigo com seus familiares e amigos!
Ah! Já pensou em legalizar sua empresa?
Ou, já imaginou migrar de contabilidade e ter acesso a inúmeros benefícios como: praticidade, disponibilidade, atendimento personalizado e preço justo?
Nós podemos te ajudar!
Escolha e clique em uma das opções abaixo:
Desejo legalizar minha empresa | Desejo migrar minha contabilidade
Contabilidade online a preço justo!
A Realizar Contabilidade, atende micro e pequenas empresas de todo o Brasil!
Imagem disponibilizada por freepik.com Designed by Jannoon028