O valor que pode ser movimentado no cpf é de R$28.559,70. Este é o valor anual permitido para pessoas físicas durante o período inteiro de um ano completo.
Apesar de ser um assunto que gera muitas dúvidas, é preciso tomar cuidado ao movimentar demais o cpf, seja com recebimentos ou mesmo transferências para outras pessoas.
Para não cair em armadilhas e consequentemente ser punido por isso, é ideal ter um contador para passar as informações pertinentes a cada tipo de contribuinte.
Veja neste artigo quanto é possível movimentar no cpf. Prossiga com a leitura até o fim.
Quanto posso movimentar no meu cpf?
Uma dúvida bastante comum é saber o quanto é permitido movimentar em um cpf. Independente da ocasião, o valor determinado pela lei é de R$28.559,70.
Não importa a idade, a profissão nem qualquer outra circunstância, o valor máximo estipulado deve ser respeitado para não implicar em transtornos ao contribuinte.
O que acontece se ultrapassar o valor permitido?
Se porventura, o contribuinte ultrapassar o valor máximo permitido para movimentar o cpf, o mesmo será obrigado a declarar o imposto de renda pessoa física.
Feito isto, o mesmo precisará informar ao governo acerca dos valores maiores que está na conta.
Este documento deve ser feito sempre com o auxílio de um profissional para garantir que todos os procedimentos são legais e que há veracidade nas informações transmitidas.
Quais casos estão sujeitos a declarar imposto de renda?
O contribuinte que deixar de pagar o imposto de renda pessoa física terá uma série de prejuízos e transtornos. Confira abaixo quais são:
1- Pode ficar o cpf retido, isto é, o mesmo constará na base de dados do governo como retido no sistema sendo impossibilidade de utilizar o documento.
2- Implica em pagamento de multas: o fato de não declarar o imposto de renda fará com que o contribuinte pague multa por atraso no envio do documento.
3- Pode responder criminalmente: a pessoa física que sonegar impostos de valores recebidos pode ser denunciada pelo governo respondendo criminalmente por isso.
Conclusão
Movimentar o cpf é uma tarefa totalmente comum e muito necessária na rotina das pessoas.
No entanto, é necessário ter cuidado com os valores que entram e sai da conta para não cair na tão temida malha fina do governo.
Faça o seu imposto de renda com segurança tendo a assessoria de um contador online neste processo.