Quais as etapas do planejamento estratégico?

Quais as etapas do planejamento estratégico?

Confira neste artigo quais são as principais etapas do planejamento estratégico
As etapas do planejamento estratégico consiste em passo a passo para chegar ao resultado ou objetivo esperado dentro de uma corporação. 

Toda empresa independente do segmento deseja alcançar e realizar cada vez mais metas e objetivos em prol de seu crescimento físico e econômico. 

No entanto, para colocar em prática, é necessário fazer um planejamento estratégico com as etapas de cada atividade bem definida. 

No planejamento estratégico são definidos os objetivos e todas as informações completas para estruturar um bom plano de ação. 

Confira neste artigo quais são as principais etapas do planejamento estratégico. Continue com a leitura até o fim. 

O que é planejamento estratégico? 

O planejamento estratégico dentro de uma corporação é a forma da empresa definir objetivos a longo prazo e traçar meios para chegar até lá. 

Para uma determinada organização conseguir expandir seus negócios, é preciso elaborar estratégias de crescimento onde possibilite alcançar resultados melhores.

E nessa hora, é fundamental ter uma equipe para desenvolver um planejamento estratégico, ou seja, desenvolver métodos de etapas de crescimento deste lugar. 

Assim que as metas são definidas, é necessário ter um conjunto de ações sistêmicas a fim de alcançar o sucesso esperado. 

Em outras palavras, o planejamento estratégico é um roteiro de onde a empresa deseja estar. 

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

Cada corporação define em quantas etapas deseja fazer um planejamento estratégico de acordo com suas necessidades e objetivos. 

Confira abaixo algumas que se encaixam: 

1- Definir o objetivo

Antes de saber como chegar a determinada etapa do processo, é preciso definir qual será o objetivo da corporação. 

Dessa forma, a equipe estrutura as ideias e define quais serão os principais objetivos e metas que sejam importantes de serem alcançados.

2- Determinar a estratégia 

Mais do que determinar as metas e objetivos é fundamental traçar meios de alcançá-los, por isso é essencial determinar qual será a estratégia. 

Portanto, se o objetivo da empresa for dobrar o faturamento mensal de suas vendas, é importante alinhar o setor comercial e o financeiro. 

Para isso, as duas áreas devem determinar quais são os principais problemas enfrentados para alcançar o faturamento satisfatório, além de poder, chegar a uma margem de lucro melhor. 

3- Faça um mapeamento

Um planejamento estratégico eficiente consiste em mapear as ideias e estratégias adotadas. 

Dessa forma, é importante ter uma equipe para fazer um mapeamento dos objetivos traçados.

 Esse método também é eficaz para determinar o ritmo que está, e em quanto tempo levará para alcançar o objetivo. 

De acordo com cada objetivo da empresa, é possível iniciar o mapeamento com algumas questões importantes como: 

  • O objetivo;
  • A estratégica que foi usada; 
  • O tempo que levará
  • Quando foi concluído;

4- Ter um sistema ou programa integrado

 Com a tecnologia cada dia mais avançado fica extremamente obsoleto utilizar planilhas manuais ou mesmo escrever em um papel.

Desse modo, é indispensável investir em ter um sistema integrado de forma que facilite e otimize os processos internos.

Além de agilizar o tempo da equipe, ter um sistema permite inserir informações de forma segura e diminuir consideravelmente erros humanos. 

5- Fazer o acompanhamento

Definir o objetivo é a estratégia são primordiais, entretanto, pode ocorrer circunstâncias que atrasem ou mesmo que não funcionem no planejamento estratégico. 

Sendo assim, é fundamental que o gestor bem como sua equipe façam um acompanhamento mensal ou semanal para verificar como anda o planejamento. 

Esta é uma maneira que também permite fazer ajustes ou mesmo definir um novo planejamento estratégico (nos casos em que a primeira opção não funciona). 

O acompanhamento é essencial para mensurar os resultados, se estão abaixo, se precisam melhorar ou se foram superados. 

Por que é importante fazer um planejamento estratégico? 

O principal motivo pelo qual um gestor opta por fazer um planejamento estratégico é o de fazer sua empresa crescer e se destacar perante a concorrência. 

Dessa forma, são feitas diversas análises de mercado para saber como se comporta a concorrência. 

Ou seja, quais serviços são considerados um diferencial e ainda permite trabalhar em praticar um preço atrativo. 

No entanto, para obter todas essas informações relevantes, só é possível formulando bom planejamento estratégico e isso envolve profundo estudo e análise. 

Quais os benefícios de fazer um planejamento estratégico? 

O simples fato de uma empresa se planejar, já é motivo de obter diversos benefícios a curto e longo prazo nos negócios. 

Confira abaixo os benefícios de fazer um planejamento estratégico:

  • Auxilia o gestor na tomada de decisões;
  • Consegue medir o desempenho da empresa; 
  • Mantém as informações bem estruturadas; 
  • Sabe exatamente onde deseja chegar; 
  • Acompanha os resultados;
  • Permite fazer ajustes ou definir uma estratégia diferente que seja mais eficaz a longo prazo; 

Como construir um planejamento estratégico? 

A maioria das empresas entende que é preciso ter um planejamento estratégico, mas não o fazem. 

Seja por falta de tempo ou até de conhecimento, este processo é deixado de lado, além de não progredir nas finanças também deixa o negócio estagnado. 

Portanto, é indicado que os gestores bem como sua equipe tenham no time um profissional capaz de analisar a situação real da empresa para a partir daí, definir metas. 

Essas metas precisam ser congruentes ao que se espera da empresa.

 Portanto, é fundamental respeitar o tipo de negócio e principalmente a atual situação que o mesmo está.

Definindo as metas e estratégias, é necessário aguardar o tempo necessário para que o negócio comece a prosperar. 

Portanto, o contador ou analista são os profissionais altamente requisitados para estruturar corretamente um modelo de planejamento estratégico personalizado ao negócio.

Contudo, este processo também pode ser executado pelo gestor ou por alguém de sua confiança que tenha conhecimento mínimo para elaborar. 

Entretanto, é sempre indicado um profissional da área para ajudar pelo menos nos primeiros passos do planejamento. 

Conclusão 

Para se destacar da concorrência e prestar um bom atendimento ou venda de um produto é preciso ter um diferencial e uma forma organizada de trabalhar. 

O planejamento estratégico é uma medida eficaz que serve para qualquer modelo de empresa e faz com que o gestor mensure os resultados e possa trabalhar

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