Um plano de extensão empresarial envolve um conjunto de estratégias elaboradas visando promover o crescimento de um negócio.
Para que isso aconteça de forma sustentável e a empresa consiga se manter em um novo patamar e assim ampliar cada vez sua participação no mercado, é preciso ter um plano.
Além disso, é importante considerar algumas informações e analisar todo o cenário no qual o empreendimento atua, para obter informações relevantes para o seu planejamento.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto.
Plano de expansão empresarial: 7 dicas para obter sucesso
1. Avalie as finanças do seu negócio
Sem equilíbrio financeiro, a empresa terá muito mais dificuldade para ampliar sua participação no mercado.
Sendo assim, o primeiro passo é avaliar as finanças, verificar se o pagamento das contas estão em dia e se há dinheiro em caixa.
Se o resultado dessa análise for negativo, é preciso elaborar um plano de ação para reverter o quadro. Comece pagando todas as contas, assim evita perder dinheiro pagando juros.
Defina um prazo para construir uma reserva de emergência e outra com fundos que financiem as ações de expansão.
Estipule um prazo para que isso aconteça. Exerça a disciplina, a constância e principalmente o foco em seus objetivos.
2. Determine onde a empresa chegará
Saber essa resposta é fundamental para saber o que deverá ser feito para alcançar os objetivos. Quando o assunto é expansão é preciso definir prazos.
É preciso definir o crescimento em etapas, ou seja, é importante traçar pequenas e grandes metas. Elas serão a base para alcançar um objetivo maior.
Lembre-se que todos os passos devem ser dados tendo o suporte financeiro, por isso, é importante reservar parte dos fundos para esse fim.
Seja para a compra de maquinários, ampliação do time de vendas, investir em ações de marketing mais contundentes, treinamentos de colaboradores, aluguel de espaço, entre outras ações que fazem parte do plano de crescimento.
Ter um planejamento realista evitará surpresas e frustrações. Por isso, o plano de expansão empresarial precisa estar alinhado ao planejamento financeiro.
3. Busque informações sobre o mercado e as oportunidades que ele oferece
Para elaborar um plano de ação eficiente é fundamental analisar o mercado, suas tendências e o que pode se tornar uma oportunidade de negócio e de expansão.
Ademais, é importante entender o comportamento do consumidor, a relação dele com a empresa e as possibilidades de fidelização.
Avalie quais são as ameaças ao seu planejamento de crescimento, pois quanto menos intervenções forem feitas no plano de expansão empresarial, melhor será.
Monitore os processos internos para visualizar qual a influência dos externos sobre o negócio, para que, dessa maneira, as estratégias elaboradas favoreçam o crescimento contínuo.
A ampliação da atuação da empresa no mercado deve ser pensada paulatinamente para não haver atropelos no alcance dos objetivos.
4. Conheça detalhadamente a empresa
Para aproveitar melhor as oportunidades ao planejar expandir uma empresa é preciso conhecê-la detalhadamente.
Esse conhecimento vai muito além de saber o número de funcionários e quais funções as equipes desempenham.
É preciso conhecer toda a estrutura, situação financeira, pontos fortes do negócio, que o fazem destacar no mercado, ou seja, o seu diferencial, mas também as fraquezas.
Quais aspectos precisam ser melhorados, pois são prejudiciais ao sucesso da empresa. Após obter essas informações é hora de atentar-se às oportunidades de negócio.
Veja quais são as ameaças e trace ações estratégicas para vencer cada uma delas, transformando-as em formas de melhorar a gestão da empresa.
5. Escolha qual será o formato da expansão
Ao elaborar um plano de expansão empresarial é preciso definir qual será o formato de atuação, por isso, o estudo sobre o mercado é fundamental.
Pois, é por meio dele que será possível definir qual o melhor formato de crescimento e ampliação das atividades.
Veja abaixo algumas opções:
- Abertura de filial: essa estratégia é bem antiga e ao longo dos anos tem se mostrado bastante eficiente no que diz respeito à expansão. É preciso fazer todas as análises em relação à operacionalidade e lucratividade da nova unidade.
- Compra ou fusão entre empresas: essa é uma estratégia de crescimento que permite ampliar o atendimento a públicos diferentes e assim aplicar estratégias que os tornem clientes efetivos.
- Franquias: nesse modelo de expansão, os direitos de marca, bem como o modelo de negócio, portanto, para expandir, os franqueados deverão aceitar as condições impostas. Embora esse modelo seja bastante promissor, é importante contar com o auxílio de um advogado para elaboração de um contrato.
- Produtos licenciados: essa estratégia consiste na concessão de direitos conforme condições estipuladas, que incluem a determinação de tempo e valores. Nesse caso, a porcentagem acordada é conhecida também como royalty.
6. Invista em treinamentos e capacitação
O time precisa saber dos planos de expansão, afinal, o crescimento empresarial pode proporcionar melhores oportunidades para todos.
Além disso, eles participarão diretamente no plano de expansão. Por isso, é preciso investir em treinamentos e capacitação.
Busque informações sobre as deficiências da empresa e aborde essas questões. Se for preciso contrate especialistas que poderão te ajudar na resolução.
Não deixe de focar também no plano de expansão empresarial, divida os objetivos e metas e promova o engajamento de todos nessa causa.
Essa ação contribui para que os funcionários se sintam parte do negócio e se envolvam nas ações para o crescimento da empresa.
7. Invista em ações de marketing digital
Não há como negar o poder influente das redes sociais. Além disso, o Brasil é um dos países que se destaca quando o assunto é o número de acessos diários.
Portanto, essa é uma excelente oportunidade a ser explorada para aumentar ainda mais o alcance da marca e melhorar o seu posicionamento de mercado.
Ademais, investir em marketing digital trará maior proximidade e conexão com o público, uma vez que as pessoas passam muito tempo conectadas.
Aumentando as chances da marca se tornar uma referência para o seu público-alvo e possivelmente se tornarem fiéis à marca.
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