A perícia contábil nada mais é do que um conjunto de serviços e avaliações cujo objetivo é emitir um laudo contábil.
Além disso, esse é um serviço prestado por especialistas em emissão de laudos contábeis para maior segurança da sua empresa.
No entanto, muitos empreendedores não conhecem esse serviço e principalmente nem sabem para que ele serve.
Por isso, no conteúdo de hoje preparamos um assunto especial para esclarecer as suas principais dúvidas sobre esse tema.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, basta continuar sua breve leitura!
Perícia contábil: o que é?
Como destacamos anteriormente, esse é um conjunto de análises e demais outros procedimentos técnicos realizados para montagem de um laudo ou um parecer contábil para empresas.
Algumas das atividades dessa análise são:
- Avaliações;
- Vistorias;
- Certificação;
- Indagação e outros.
A partir da emissão do laudo é possível fazer a comprovação da ocorrência ou não ocorrência relacionada de uma certo modo a área.
Ademais, vale ressaltar que para uma perícia contábil se seguem padrões pré-determinados pelas normas vigentes.
Entenda quais são os objetivos de uma perícia contábil
A perícia contábil pode fornecer um lado de uma importância para um empresário e pode ser ele o seu principal aliado nas tomadas de decisões.
No entanto, em casos de irregularidades contábeis ela também pode ser conhecida como o pior dos seus pesadelos.
Afinal o objetivo principal desse serviço é fazer uma análise a fundo de todo o histórico financeiro e contábil da empresa.
Assim, será possível fazer comprovações necessárias para o fisco que algumas punições foram pagas de formas inadequadas.
Quem faz a perícia contábil?
A perícia contábil é realizada somente por profissionais da área e altamente capacitados para tal serviço.
Em suma, esse é um serviço oferecido por peritos contábeis e para esse título o profissional deve ter concluído a sua graduação em Ciências Contábeis e ter um registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
Muitos conhecem o perito contábil como o braço direito de um juiz, um cargo de suma importância e de sua confiança que emite laudos relevantes e verídicos.
Assim, sempre que a justiça encontra dados inconsistentes ou dúvidas sobre os registros contábeis de uma empresa, logo o perito contábil é acionado.
Conheça as etapas de uma perícia contábil
A perícia contábil conta com etapas que seguem uma após a outra para evitar erros e alcançar os resultados mais próximos possíveis da situação da empresa em seu laudo contábil. São elas:
Exame: Na etapa inicial, examinam-se minuciosamente todos os livros, registros de transações e documentos relacionados ao seu empreendimento.
Vistoria: Através deste procedimento, ocorre a verificação e confirmação de fatos, situações ou elementos circunstancialmente.
Indagação: Esta fase envolve a obtenção de informações adicionais junto a indivíduos ligados ao que foi descoberto até então.
Investigação: O seu propósito consiste em pesquisar dados que possam revelar informações ocultas ou imprecisas para inclusão no laudo pericial.
Arbitramento: A etapa de arbitramento estabelece valores ou soluções para quaisquer controvérsias com base em critérios técnico-científicos.
Mensuração: Neste estágio, realiza-se a qualificação e quantificação física de todos os itens, propriedades, direitos e obrigações relacionados ao objeto da perícia.
Avaliação: Define o valor de itens, propriedades, direitos, obrigações, despesas e receitas.
Certificação: Confirma a precisão das informações registradas no laudo pericial contábil.
Tipos de perícia contábil que existem
Especificamente temos dois tipos de perícia contábil que podem variar conforme a situação da empresa. Sendo assim, pode haver a perícia contábil extrajudicial, judicial e a voluntária. A seguir, entenda como funciona cada uma delas:
Perícia contábil judicial
Essa refere-se a uma análise imparcial conduzida por um contador, a pedido de um juiz em casos legais, para verificar informações e evidências apresentadas em disputas.
Os quesitos, perguntas específicas, são respondidos após à análise das provas.
O perito, sem conexão com as partes envolvidas, têm prazos para concluir e pode ser acompanhado por assistentes técnicos designados pelas partes. Os resultados auxiliam o juiz nas decisões.
A perícia contábil extrajudicial
Ela ocorre fora de ações judiciais, quando uma empresa ou indivíduo busca respostas em questões contábeis.
Pode ser arbitral, seguindo leis de arbitragem, estatal, controlada pelo Estado, como nas CPIs, ou voluntária, quando uma empresa ou pessoa contrata um perito independente para validar informações, frequentemente em casos de autuações fiscais, comumente solicitadas por advogados tributários.
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog! Precisa de uma contabilidade online? Entre em contato conosco.