Como organizar as finanças em momento de redução de receita?

Organizar as finanças para passar por momentos difíceis…

Organizar as finanças de forma inteligente e eficaz é umas das melhores maneiras de atravessar por momentos difíceis, tanto na sua empresa, como em sua vida pessoal; Leia esse post, felaremos sobre esse assunto.

Com a economia do Brasil instável e com a taxa de desemprego em alta, as pessoas, por não possuírem garantias financeiras, são obrigadas a mudar seus hábitos e passam a comprar itens que realmente são necessários, hábitos que caracterizam na redução de receita das empresas.

Todavia, neste momento, tanto as pessoas, no caso os consumidores que lidam com a falta de emprego, quanto às empresas, precisam se alinhar e organizar as finanças com a redução de receita, e uma das estratégias é elaborar um orçamento visando identificar as entradas, saídas, gastos essenciais e não essenciais, com o intuito de melhor administrar os recursos financeiros durante o período de redução de receita, e se possível, realizar algum tipo de investimento.

Como organizar as finanças

Inicialmente, é necessário o levantamento de todas as informações de valores referentes às entradas, saídas e os gastos prioritários, visando o alcance da meta, seja poupar e investir ou criar uma reserva de emergência, e para isso é imprescindível à elaboração de um orçamento.

Veja a seguir:

 – Como elaborar um orçamento

 – Reserva de emergência

 – Investimento

  • Renda fixa;
  • Renda variável;
  • Abertura de Empresa.

Como elaborar um orçamento

Para organizar as finanças é necessário possuir um orçamento, que de acordo com o Banco Central do Brasil (p.22-23, 2013), pode ser elaborado seguindo os seguintes passos:

  • Planejamento: o processo de planejamento consiste em estimar todas as receitas do período para ter maior previsão das receitas e gastos que serão obtidos no futuro.
  • Registro: é de extrema importância a anotação de todos os gastos diários para ter o melhor controle da entrada e saída do dinheiro, para isso é necessário anotar diariamente as despesas para que não ocorram esquecimentos.
  • Agrupamento: o agrupamento é uma forma de verificar como está sendo utilizado o dinheiro e quais itens estão trazendo mais despesas, como, alimentação, lazer, transporte, etc. A partir disso é possível fazer cortes caso necessário.
  • Avaliação: nesta etapa, é feita a avaliação das finanças para ver como elas se comportam ao longo do mês, para reagir de forma que o salário e a renda possam proporcionar mais conforto e benefício.

Com base na elaboração do orçamento é possível ter uma visão ampla dos gastos, deste modo, pode-se planejar como o dinheiro será aplicado conforme a necessidade e grau de importância, possibilitando em momentos de crise econômica, uma reserva financeira emergencial, para se manter e continuar as atividades da empresa, ou reserva de recursos financeiros que possibilite aproveitar as oportunidades que normalmente surgem durante o período de crise.

Reserva de emergência

A reserva de emergência criada a partir ato de organizar as finanças, que visa aproveitar as oportunidades, pode, por exemplo, ser aplicada em um investimento.

Investimento

Ao organizar as finanças, elaborar um orçamento e segui-lo a risca, com o tempo a reserva de emergência vai crescendo e futuramente pode ser utilizada em algum tipo de investimento, que segundo Galesne (et al, 1999, p.15), é a execução de “comprometer capital, sob diversas formas, de modo durável, na esperança de manter ou melhorar sua situação econômica”. Existem inúmeros conceitos sobre investimento, mas, no geral, o conceito em si não sofre alterações, apenas surgem novas variantes, dando origem a novas formas de investimento, como a renda fixa e renda variável.

Renda fixa

Comparado à renda variável, “um investimento de renda fixa é aquele em que, quando você investe, já sabe o quanto de “renda” terá ao colocar seu dinheiro ali” (ZUGMAN, 2007, p. 166), dessa forma, “é possível dimensionar na largada […] a remuneração final composta pelo valor investido acrescido dos juros decorrentes do período em que o dinheiro permaneceu aplicado. É diferente da poupança porque se baseia em indexadores, como taxa de juros, taxa de inflação etc.” (CETIP, [?]), portanto, o investimento em renda fixa se torna atrativo desde que atenda os requisitos do investidor, como valor mínimo para aplicação e prazos para a retirada, estando atento a modalidade pré-fixado que é “quando você sabe exatamente quanto vai receber no futuro e […] pós-fixados, em que o rendimento depende de um determinado índice” (GUTERMAN, 2015, P. 44), esse índice, conhecido também como indexador, “e só vamos conhecer o valor de resgate no vencimento, pois o ganho depende do comportamento desse indexador”. (SOUZA, et al, 2012). O indexador é um parâmetro utilizado para ajustar as correções em aplicações. Ele indica a porcentagem que o rendimento irá obter ao final do vencimento.

Renda variável

São “ativos cujo retorno não pode ser determinado no momento da aplicação ou pelas condições do título, o resultado é incerto e indeterminado” (CANALINI, 2012, p. 71), como exemplo, as ações de uma empresa. A empresa apresentando lucros constantes ou que realize algum investimento, visto pelo mercado como positivo, faz com que o valor das ações suba, proporcionando ao acionista, caso venda suas ações, lucro, ou prejuízo, caso permaneça com suas ações e as mesmas venham a se desvalorizar no futuro.

Abertura de empresa

Os novos comportamentos nos hábitos de consumo abriram portas para novas oportunidades de negócio. Empresas que trabalham com delivery tiveram um grande salto, juntamente os negócios digitais. Ser seu próprio chefe, dar vida a uma ideia, oferecer algo que facilite a vida das pessoas, desde a criação de um mercadinho de bairro, independente do segmento, é o desejo de milhares de brasileiros, justamente por isso, somente em 2020 foram abertos milhares de MEI, são milhões de pessoas que deram inicio a sua jornada empreendedora.

A possibilidade de investir, de abrir um novo negócio mesmo em momentos de crise, possibilita grandes oportunidades, por este motivo, é imprescindível organizar as finanças e contar com a ajuda de um profissional capaz de sanar todas as suas dúvidas em relação à abertura de empresa, juros, impostos, declaração de imposto de renda, ajuste anual, abertura de empresas e todos os aspectos que abrangem estes assuntos.

A realizar contabilidade vem ajudando os empreendedores desde 2014. Possui atendimento personalizado, preço justo, e toda documentação é encaminhada pelo próprio cliente diretamente na plataforma online, 24 horas por dia, caracterizando na redução tempo, custos, gerando maior praticidade, agilidade e de forma totalmente segura.

Clique agora em uma das opões abaixo:

Eu quero: ABRIR EMPRESA ou TROCAR DE CONTABILIDADE.

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp