Movimentar muito dinheiro na conta pode causar problemas com a Receita Federal visto que o valor permitido à pessoa física é de R$28.559,70.
Se esse valor for ultrapassado, o contribuinte será obrigado a declarar os valores através do Imposto de Renda Pessoa Física.
Veja neste artigo o que acontece se movimentar muito dinheiro na conta e quais podem ser consequências. Prossiga com a leitura até o fim.
Movimentar muito dinheiro na conta: saiba o que acontece
A pessoa física que movimentar muito dinheiro na conta será notificada pela Receita Federal a declarar os valores recebidos através do Imposto de Renda.
Neste documento, o contribuinte precisará registrar todos os seus gastos, justificando os valores que foram ultrapassados.
Em alguns casos, o mesmo poderá ter o ressarcimento de alguns valores quando gastos em educação ou saúde por exemplo.
Em outras palavras, não é indicado ultrapassar o valor permitido à pessoa física justamente para não ter que declarar futuramente.
Quanto um cpf pode movimentar por ano?
A Receita Federal determina que pessoas físicas não podem ultrapassar o valor de R$28.559,70 ao ano.
Quando ultrapassado, o mesmo é obrigado a fazer a declaração de Imposto de Renda para registrar os valores recebidos.
Existem algumas circunstâncias que podem fazer com que um indivíduo passe a declarar imposto de renda como:
- Receber aumento de salário de forma que o mesmo ultrapasse anualmente o valor estabelecido.
- Possui imóveis ou veículos que também ultrapassem o valor de pessoa física.
É preciso declarar todo valor que entra na conta?
Apesar de haver regras pré estabelecidas para valores de pessoa física, não é necessário declarar valor em conta corrente por exemplo.
Isto, nem todo valor que entra na conta do contribuinte precisa ser declarado. No entanto, é preciso se atentar e ficar de olho nas movimentações financeiras para evitar de cair na malha fina.
Conclusão
Pessoas físicas precisam redobrar os cuidados quando se trata de valores na conta. Sobretudo se tiverem aumento salarial ou mesmo adquirir bens materiais.
No entanto, às vezes por algum descuido ou mesmo falta de conhecimento no assunto, essas informações podem passar batidas e gerar problemas no futuro.
O contador online é o profissional indicado para ajudar tanto pessoas físicas quanto jurídicas nas questões de valores recebidos e se os mesmo devem ou não ser declarados.