Como motivar uma equipe em tempos difíceis?

Motivar uma equipe em tempos difíceis é usar estratégias para mostrar que a situação pode ser revertida, sempre pautando pela verdade e pela transparência.   

Motivar uma equipe em tempos difíceis é usar estratégias para mostrar que a situação pode ser revertida, sempre pautando pela verdade e pela transparência.    

Além disso, é importante ressaltar o compromisso e a dedicação dos colaboradores como força motriz para reverter o quadro e superar as dificuldades. 

Embora seja desafiador, seguindo algumas dicas que vamos te apresentar nesse artigo, é possível alcançar esse objetivo. 

Leia com bastante atenção para saber mais. 

5 dicas para motivar a equipe em tempos difíceis

1. Tire o foco na culpa e coloque na solução 

É muito comum que em tempos de crise, as pessoas busquem um culpado pelos problemas, o que pode aumentar a tensão e o estresse no ambiente de trabalho. 

Uma maneira eficaz de motivar os colaboradores e voltar o foco para a solução. Ou seja, criar estratégias que contribuam para superar as crises, sejam financeiras, de imagem ou outras. 

2. Mantenha o padrão de qualidade

Mesmo em tempos de crise, os gestores precisam ficar atentos ao padrão de qualidade praticado pela empresa, seja na prestação de serviço, na fabricação ou venda de produtos. 

Manter o padrão de qualidade é a melhor forma de reter clientes e contribui para a empresa superar as dificuldades. 

Converse com os colaboradores sobre a importância de todos continuarem dando o seu melhor. Mas não esqueça de valorizar os esforços. Essa ação faz com que se mantenham motivados.

3. Estabeleça metas realistas

É muito comum que, em tempos de crises, os gestores elaborem planos estratégicos para superar as dificuldades. 

Criar metas ousadas é fundamental para aumentar o faturamento e garantir o retorno da estabilidade. No entanto, é preciso serem metas realistas. 

Elas não devem ser pesadas, para não sobrecarregar os colaboradores e, ao mesmo tempo, não podem ser inatingíveis, para não aumentar a frustração. 

4. Seja transparente

Em tempos de crise, as fofocas e suposições circulam com maior intensidade no ambiente de trabalho, aumentando a tensão no clima organizacional. 

Sendo assim, a dica é sempre optar pela transparência. Converse com os funcionários sobre a real situação da empresa e quais estratégias serão abordadas para superar esse momento difícil. 

Inclua os colaboradores no planejamento de superação de crise e fale sobre a importância da participação de todos para alcançar os objetivos propostos. 

5. Tenha um planejamento de metas empolgante

Para motivar uma equipe em tempos de crise é preciso envolvê-la no planejamento de enfrentamento de crise. 

Por isso, criar metas empolgantes é a melhor forma de engajar a equipe no mesmo propósito. Além disso, é importante oferecer recompensas. 

Elas devem ser proporcionais aos esforços e devem ir além dos direitos trabalhistas garantidos por lei. 

Ou seja, não basta pagar hora extra, é preciso oferecer uma gratificação para os colaboradores que atenderam todas as convocações. 

Oferecer gratificações manterá os funcionários empolgados e envolvidos no cumprimento das metas. 

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