O gerenciamento de crises e conflitos no ambiente empresarial é uma ação necessária para restaurar a harmonia e evitar que a situação resulte em prejuízos na reputação da marca e também financeiros.
É comum que as crises e conflitos interfiram no bom andamento dos processos, trazendo prejuízos para a produtividade e a obtenção de lucros.
Identificar o tipo de crise é o primeiro passo para efetuar um gerenciamento eficaz. Elas podem ser internas, de origens naturais, conflitos civis ou influências externas, que fogem do controle do gestor.
Prossiga com a leitura para saber mais.
Gerenciamento de crises e conflitos: por que é preciso se preocupar
A gestão de crises é uma ação necessária para evitar que danos graves interfiram no bom andamento dos processos produtivos da empresa.
Embora todas as instituições estejam sujeitas a crises e conflitos, sejam aqueles resultantes de falha humana ou por desastres naturais, é importante ter agilidade e eficiência para encontrar as melhores soluções e evitar que a situação se agrave.
Ademais, esse é um bom momento para avaliar o que pode ser feito para reduzir danos, custos e despesas. E ainda criar estratégias para os processos serem otimizados, resultando assim no aumento da lucratividade do negócio.
Como criar um comitê de gerenciamento de crises?
Para criar um bom comitê de crises é necessário escolher pessoas que tenham autonomia para tomar decisões.
O ideal é que seja composto de um decisor, tático e um conselheiro externo. A presença de alguém de fora contribui para ampliar a visão sobre os acontecimentos.
É importante ter um estrategista para pensar de forma tática e um profissional de comunicação para o público externo e interno. As respostas precisam ser rápidas, mas inteligentes.
O próximo passo é criar um manual de procedimentos com alternativas de ações e tratamento conforme a crise ou conflito. É importante fazer um levantamento dos possíveis fatores que podem desencadear uma crise.
Defina qual será o modelo de atuação, as rotinas a serem seguidas e os prazos. Separe as tarefas por pessoa ou equipe, assim todos trabalham de forma dinâmica e eficaz.
Prezar pela transparência, clareza e boa periodicidade nas ações de comunicação é fundamental para combater boatos, que podem intensificar a crise.
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