Empreendedorismo em época de pandemia

Mantenha-se, focado…

O empreendedorismo sempre esteve presente na vida dos brasileiros direta ou indiretamente, e o momento de pandemia contribuiu para aumentar ainda mais.

Tendo em vista que dezenas de milhares de pessoas já possuíam a vontade de ter o negócio próprio, o cenário atual e a alta taxa de desemprego favoreceram o aumento do empreendedorismo no Brasil. Para ter uma ideia, no 1º trimestre de 2020, a taxa de desemprego foi de 11,9% totalizando cerca 12,9 milhões de desempregados de acordo com dados publicados no IBGE.

A dificuldade na recolocação no mercado de trabalho e a necessidade de prover o sustento próprio ou familiar influenciaram para que milhares de pessoas entrassem no ramo do empreendedorismo, desenvolvendo e executando atividades com o intuito de obter sua própria fonte de renda.

Veja neste artigo:

  • O que é empreendedorismo?
  • O que é ser empreendedor?
  • Porque empreender?
  • Como empreender
  • Empreendedorismo e a importância da legalidade

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a habilidade que as pessoas possuem ou adquirem em identificar problemas e transforma-los em oportunidades, com o intuito de criar soluções para determinados tipos de problemas (SEBRAE, 2016), melhorar produtos, serviços e também de criar negócios inovadores e somente um empreendedor é capaz de tal feito.

O que é ser empreendedor?

É basicamente o ato de executar, de por a mão na massa, imaginar, criar, transformar, é enxergar oportunidades em momento de crise, é ser confiante, otimista, persistente e ter a coragem para seguir em frente mesmo sabendo das dificuldades que possam aparecer.

Porque empreender?

O cenário de pandemia deixou visível a dependência que milhões de pessoas possuem do governo, da “segurança” gerada pela CLT, entretanto, o ato de empreender traz novas perspectivas reais e viáveis sobre esses assuntos, novas perspectivas de vida, novas possibilidades, novos caminhos, portanto novas conquistas. Quando a pessoa passa a empreender ela se torna um empreendedor, um gerador de valor para a sociedade, e conforme o negócio cresce e ganha maturidade, automaticamente novos empregos são gerados.

Como empreender

Você deseja empreender? Veja agora os passos inicias que você deve se atentar durante essa trajetória.

  • Ideia – desenvolva a ideia sobre qual o produto e/ou serviço que você vai oferecer, qual necessidade ele vai suprir, se o produto ou serviço irá ajudar a resolver o problema das pessoas de alguma forma e se possui demanda para o produto/serviço que vai oferecer;
  • Acreditar – primeiramente você deve acreditar que vai dar certo, confiar fielmente no produto ou serviço que deseja comercializar e realizar uma pesquisa de viabilidade;
  • Planejar – neste momento você já possui a ideia, acredita que vai dar certo e realizou a pesquisa de viabilidade, agora precisa realizar o planejamento de como irá executar sua ideia, comece por montar um modelo de negócio e estabeleça a visão, missão e valores da sua empresa;
  • Legalidade – com todos os processos iniciais prontos, é interessante estar em conforme com as legalidades para desenvolver corretamente seu negócio, e o principal, ter todos os benefícios que a formalidade proporciona.

Os passos iniciais para empreender são de extrema importância para você que está iniciando no empreendedorismo, justamente por se tratar das etapas necessárias para o bom andamento do seu negócio e estar em dia com a legalidade.

Empreendedorismo e a importância da legalidade

Durante a caminhada empreendedora você pode se deparar em momentos que deverá ausentar-se momentaneamente de suas atividades. Entretanto, tendo sua empresa formalizada como MEI, por exemplo, você já tem direito a inúmeros benefícios como: aposentadoria; afastamento por problema de saúde; direito a um funcionário; auxilio maternidade; auxilio reclusão e outros benefícios. Para tal, é necessário obter um parceiro que lhe dará todo o suporte e orientação necessária e que não medirá esforços para cuidar dos aspectos legais e financeiros da sua empresa, por este motivo, você vai precisar da ajuda de um contador e de preferência, uma empresa que esteja em linha com a tecnologia.

A realizar contabilidade vem ajudando os empreendedores desde 2014. Possui atendimento personalizado, preço justo, e toda documentação é encaminhada pelo próprio cliente diretamente na plataforma online, 24 horas por dia, caracterizando na redução tempo, custos, gerando maior praticidade, agilidade e de forma totalmente segura.

Clique agora em uma das opões abaixo:

Eu quero: ABRIR EMPRESA ou TROCAR DE CONTABILIDADE.

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp