Dinheiro da sua empresa: você sabe para onde vai?

Administração financeira eficaz

Para onde vai o dinheiro da sua empresa? Você acorda cedo todos os dias, mesmo dormindo tarde com frequência? Trabalha inúmeras vezes aos finais de semana, lhe soa familiar? A vida do empreendedor é certamente repleta de desafios, estar á frente de uma empresa exige muito esforço, motivação, visão e dedicação por parte do empreendedor. Saber identificar qual, porque e para onde vai o dinheiro da sua empresa é extremamente importante. Para tal, é necessário que você saiba quais os conceitos e as diferenças entre os termos referentes aos “gastos da empresa” que você, empreendedor, lida diariamente, mas, sempre surge aquela dúvida:

“Mas afinal, para onde vai o dinheiro da minha empresa”?

Antes de tudo, algumas perguntas rápidas: Você sabe qual o significado de gastos? Custos? Despesas? Sabe a diferença entre os três? E perdas? Investimentos? Será que investimento é um gasto?

Com o intuito de que você tenha o conhecimento sobre o destino do dinheiro da sua empresa, criamos este artigo e distribuímos as informações de acordo com os tópicos a seguir:

  • Dinheiro da empresa, o que é?
  • O que são gastos em contabilidade?
  • O que são custos em contabilidade?
  • O que são despesas em contabilidade?
  • Qual a diferença entre gastos, custos e despesas?
  • O que são perdas em contabilidade?
  • O que são investimentos? É um gasto?

Abaixo os principais destinos do dinheiro da sua empresa, com respectivas terminologias conceituadas. Porém, antes, é necessário que você saiba o que é o “Dinheiro da empresa.”.

Dinheiro da empresa, o que é?

Durante a concepção da empresa é estipulado um valor de capital social, onde os sócios realizam o aporte em dinheiro para que a empresa possa ser criada e que todos os itens necessários para o seu funcionamento sejam adquiridos e custeando os gastos e despesas que surgirem. Outro item correspondente é o capital de giro, ele se baseia no valor que a empresa necessita ter disponível em caixa para ser utilizado no pagamento de todos os itens necessários para o andamento da empresa. No caso de micro empresas o dinheiro da empresa é aportado pelo próprio micro empreendedor individual, é ele que faz a gestão do negócio e, no geral, possui contador para auxilia-lo nas questões burocráticas da empresa e demais serviços contábeis.

O que são gastos em contabilidade?

As empresas precisam desembolsar valores necessários para a realização de todas as suas atividades. Deste ponto de vista, os gastos se baseiam em todos os valores utilizados pela empresa, independente do seu destino. Ele engloba todas as obrigações necessárias, previsíveis e não previsíveis que a empresa possui, sendo considerado assim que há o reconhecimento contábil.

Gasto é o termo genérico que pode representar tanto um custo como uma despesa”. (BERTI, 2007, p. 20)

O que são custos em contabilidade?

Vejamos: uma fabricante de sapatos produz a parte de cima do calçado e, os itens restantes, realiza a compra separadamente, sendo: a caixa de papelão, o papel de seda, sola de sapato, cola e cadarço. Com os demais componentes a empresa monta o seu produto, sapatos finalizados e prontos para utilização, e vende para inúmeras lojas de varejo. No processo de fabricação do sapato, a empresa teve que desembolsar um valor para adquirir os itens que compõem o seu produto. Portanto, os custos são valores gastos na aquisição de outros produtos e serviços necessários para a produção de seu produto e serviço.

O que são despesas em contabilidade?

Para a empresa oferecer atendimento telefônico como vendas e pós-vendas, necessita de uma linha telefônica. Para oferecer compras online, necessita de um plano de internet, plataforma online e de pessoas capacitadas para tal. O negócio que possui um bom ponto de localização pode aumentar suas vendas de forma expressiva e, para isso, muitas vezes é necessário à locação do ponto. Agora ficou fácil, não é mesmo? As despesas são basicamente todos os gastos necessários para a empresa, que visam obter receita e possui relação com a área administrativa e comercial da entidade, como despesa com telefone, propaganda, aluguel, salários etc.

Qual a diferença entre gastos, custos e despesas?

  • Gastos: étodo o dinheiro que sai da empresa;
  • Custos: é todo valor utilizado na produção de produtos e serviços. Exemplo: compra de matéria-prima;
  • Despesas: é todo valor empregado visando à geração de receita. Exemplo: aluguel, pagamento de fornecedor, agua luz, telefone etc.

O que são perdas em contabilidade?

Quando sua empresa, por fatores externos, acaba tendo seu bem, produto ou serviço “consumido” de forma involuntária, é caracterizado como perda. Para melhor ilustrar, imagine que um caminhão de uma transportadora tomba em uma curva e, a carga, no caso, frangos congelados, acaba se espalhando no chão. A empresa, dona dos frangos congelados, fica a dezenas de quilômetros a no seu ponto de vista, é inviável tentar recuperar a carga. Este caso é um belo exemplo de perdas. Deste modo, conclui-se que são fatores externos e não previstos.

O que são investimentos? É um custo?

Ao iniciar um novo negócio, o empreendedor precisa fazer a aquisição de itens de acordo com as atividades que irá realizar. Itens, estes, que ao curto, médio ou longo prazo, trarão benefícios ao empreendedor. Máquinas, equipamentos para produção, matéria-prima, são todos itens necessários para a produção. Deste modo, investimento pode se caracterizar, inicialmente como um custo, mas que, em determinado período, gera lucro. Todavia, mesmo que todos os custos sejam considerados um investimento, nem todos os investimentos são considerados custos.

Existem outros destinos do dinheiro da sua empresa, que estão incluídos nos tópicos acima, como pagamento de fornecedores, folha de pagamento, impostos etc.

Pergunta rápida: assim que você terminou de ler o paragrafo acima, tentou organizar mentalmente os 3 itens em negrito acima, nas categorias custos ou despesas e conseguiu lembrar a diferença de custo e despesa? Se a resposta for sim, você teve um bom aproveitamento deste artigo e já sabe identificar de forma clara o destino do dinheiro da sua empresa, e também as diferenças entre eles. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos!

Ah, última pergunta! Você já possui empresa aberta? Não? Que tal legalizar o seu negócio com uma empresa de contabilidade online que atua desde 2014 ajudando os empreendedores, oferecendo serviço profissional com atendimento personalizado e, por um preço totalmente acessível?

Entre em contato, é sem compromisso: CLIQUE AQUI.

Agora, se já possui empresa e deseja migrar de contabilidade para ter acesso aos melhores benefícios que só a Realizar Contabilidade oferece CLIQUE AQUI.

Imagem disponibilizada por  freepik.com Designed by Freepik

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp