Conheça os principais cuidados na abertura do seu marketplace

Saber quais os principais cuidados na abertura do seu marketplace é uma das formas de evitar problemas com órgãos fiscalizadores. 

Saber quais os principais cuidados na abertura do seu marketplace é uma das formas de evitar problemas com órgãos fiscalizadores. 

Muitas pessoas desconhecem que esse tipo de empreendimento precisa ser regularizado, assim como qualquer atividade comercial na internet. 

Estamos falando de um espaço virtual para compra e venda de produtos cujo objetivo é a obtenção de lucro, portanto é uma atividade comercial. 

A atividade consiste em intermediar compra e venda de produtos em plataformas virtuais específicas para esse fim. 

Prossiga com a leitura desse artigo e entenda um pouco mais sobre esse assunto tão importante. 

Cuidados na abertura do seu marketplace: veja o que não pode faltar

Embora funcionem no mesmo ambiente, é preciso ressaltar que marketplace e e-commerce não são a mesma coisa, o que provoca bastante confusão. 

O marketplace é um espaço virtual onde vários vendedores e lojistas oferecem seus produtos e serviços para o consumidor. 

Por ser um espaço bastante concorrido, o consumidor leva vantagem, pois terá acesso a opções e preços variados, reduzindo os custos de suas compras.

O e-commerce é uma loja cujas atividades são desenvolvidas por uma única marca, mesmo que haja sócios, ou seja, o empreendimento é gerido por uma única empresa.

Alguns cuidados são essenciais na hora de abrir o seu marketplace para atender as exigências legais. Veja quais são eles: 

1. Escolha sua classificação

A classificação nacional das atividades econômicas (CNAE) é uma maneira de padronizar os códigos de atividades econômicas no país. 

Portanto, os empreendedores do marketplace deverão escolher o código 74.90-1-04 relativa ao desempenho de atividades de intermediação e agenciamento de serviços em geral. 

Vale lembrar que corretores de imóveis que usam o marketplace para desenvolver suas atividades não podem usar o mesmo código.

Em relação  à tributação, a atividade é classificada como prestação de serviços. O código utilizado é 10.02, ficando sujeito ao pagamento do ISSQN, com alíquotas entre 2% a 5%.

2. Adote um sistema para te auxiliar na tributação

Para cada venda efetuada, será cobrada uma taxa de comissionamento, sendo que os demais valores são repassados aos diferentes lojistas. 

No entanto, a movimentação na conta bancária pode transparecer que os ganhos foram maiores que o real, o que poderia resultar no pagamento excessivo de impostos ou bitributação. 

Sendo assim, para garantir que as partes envolvidas recebam os valores de forma automática, um sistema de pagamento específico para essa atividade auxiliará na correta divisão dos valores. 

3. Emita a nota fiscal corretamente

Um dos cuidados na abertura do seu marketplace que não pode jamais ser negligenciado é sobre a emissão da nota fiscal. 

O intermediador, nesse caso, deverá emitir nota fiscal para o lojista com o valor da sua comissão. Essa ação contribui para comprovar os ganhos obtidos. 

Conclusão 

Estar atento à legislação vigente no que diz respeito à regularização das atividades de intermediador comercial é uma forma de evitar problemas junto aos órgãos reguladores. 

Se você está pensando em desenvolver essa atividade, certamente esse artigo sobre os principais cuidados na abertura do marketplace trouxe informações relevantes para o seu trabalho. 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa contabilidade online. Estaremos a sua disposição.

 

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