O controle de caixa é um recurso utilizado pelos gestores de empresas para regular o fluxo financeiro de uma empresa.
Por meio dele é possível ter um uma noção mais clara e detalhada de todas as transações comerciais, possibilitando um planejamento financeiro mais estruturado e melhora da lucratividade do negócio.
É importante usar as ferramentas adequadas para o processo ser facilitado. Embora algumas pessoas ainda utilizam as planilhas o Excel, atualmente há ferramentas modernas e tecnológicas disponíveis para esse fim.
Continue a leitura deste artigo para saber qual é a melhor maneira de fazer o controle das finanças da sua empresa.
O que é controle de caixa?
O controle de caixa é a maneira mais efetiva de saber se um negócio está dando lucro ou não, por meio do controle das operações.
Sendo assim, é importante que ele não seja negligenciado, pois o levantamento das despesas, custos e rendimentos de um negócio constitui uma importante ferramenta de gestão.
Qual a importância do controle de caixa?
O gestor pode usar diversas ferramentas que auxiliam no processo de controle de todas as transações financeiras do seu negócio.
Além disso, é uma maneira otimizada de registrar as entradas, saídas e saldo inicial do caixa, conforme a sua movimentação.
Ao usar ferramentas específicas para fazer o controle financeiro, é possível obter informações relevantes que permitem a tomada de decisões mais assertivas.
Ademais, é possível ter um planejamento financeiro muito mais objetivo.
Como organizar entrada e saída de caixa?
O controle de caixa é relativamente simples de fazer no contexto de uma pequena empresa. Por isso, nesse cenário é comum que os empreendedores usem planilha de Excel.
No entanto, quando falamos de uma empresa maior, é importante o uso de recursos tecnológicos modernos e muito mais abrangentes.
Os sistemas online de controle de caixa permitem que o gestor tenha maior domínio sobre as finanças e ainda evita erros, o que resultaria em retrabalho ou mesmo o disfarce da real situação do negócio.
Ao usar recursos avançados desenvolvidos especialmente para auxiliar na gestão financeira, é possível obter o controle diário, semanal, quinzenal e mensal, por meio de diferentes relatórios.
Os passos básicos para o controle de caixa são o cálculo de entradas, saídas, saldo inicial e final. A ação de moderar o fluxo financeiro permite saber se o negócio está sendo lucrativo.
Ademais, é possível registrar detalhadamente as origens das entradas e os destinos das saídas, permitindo avaliar quais os custos e despesas estão sendo pagos ao longo de um determinado período.
Para um controle eficiente de caixa é importante atentar ao fato de que uma empresa não trabalha apenas com entradas e saídas.
Os registros financeiros devem ser feitos conforme a complexidade e o tamanho do negócio. Em algumas empresas é preciso fazer compra de insumos importados, o que exige mais controle para ter recursos para efetuar compras em tempo hábil.
Portanto, 5 passos são essenciais:
- Tenha um sistema de controle do estoque de produtos e matéria-prima;
- Registre em planilhas ou sistemas, todas as movimentações financeiras;
- Defina uma periodicidade de análise do fluxo financeiro, pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.
- Registre as despesas fixas e variáveis. Crie estratégias para economizar.
Conte com a Realizar Contabilidade para te ajudar no controle do fluxo de caixa
A Realizar Contabilidade Online é uma empresa especializada em serviços contábeis e financeiros. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e preparados para oferecer todo o suporte necessário.
Entre em contato ainda hoje e conheça todas as nossas soluções para auxiliar sua jornada na promoção de uma gestão muito mais lucrativa.