Contabilidade pessoal – o que é e como fazer?

A contabilidade pessoal é uma maneira de organizar as receitas e despesas pessoais de um indivíduo. 

A contabilidade pessoal funciona como uma maneira de organizar as despesas e receitas de um indivíduo a fim de se manter organizado.

Um dos principais motivos para manter esse importante hábito é na realização de metas e objetivos e também de sair de uma situação onde se está negativo.

Essa gestão das finanças é um processo simples, porém muito eficiente para prevenir imprevistos e manter uma vida equilibrada.

Confira abaixo como funciona a contabilidade pessoal e como aplicá-la em seu orçamento. Prossiga com a leitura até o fim.

Contabilidade pessoal: como funciona?

A contabilidade pessoal é um método de organização com foco nas finanças pessoais de uma pessoa.

Isto é, funciona como um planejamento onde são listados todas as contas e dívidas que devem ser pagas em um determinado período ou permanentemente.

Para cada tipo de pessoa existe um orçamento diferente. Enquanto uns são focados em economizar certas quantias, outros são poupados para fazer investimentos, por exemplo.

Independentemente do perfil do indivíduo, a contabilidade pessoal se encaixa e funciona em qualquer cenário de vida.

Por que é importante fazer a contabilidade pessoal?

Fazer a contabilidade pessoal, ou seja, a organização e manutenção das finanças é um fato de extrema importância para quem deseja viver uma vida tranquila.

O fato de cuidar das finanças vai muito além de pagar as contas em dia. Ter um planejamento pode ajudar de diversas maneiras como:

  • Aumentar o score (pontuação que permite compra de imóveis ou grandes investimentos com juros mais baixos
  • Evita gastos desnecessários;
  • Ajuda a se preparar diante de imprevistos;

Como fazer na prática

Para cada tipo de situação existe uma contabilidade pessoal diferente, no entanto, o passo a passo funciona e se aplica bem para diversos casos. Confira abaixo:

1- Anotar todas as despesas

O primeiro passo é anotar todas as despesas, isso envolve:

  • Aluguel e contas pontuais como água e luz;
  • Taxa de condomínio;
  • Custos com condução ou combustível;

Some todos esses valores para saber exatamente o seu custo de vida. Com o valor determinado, fica mais fácil separar o dinheiro dos compromissos a serem pagos no mês.

2- Identifique a situação financeira

Após anotar as despesas que possui, é necessário identificar qual é o cenário atual. Isto é, se o perfil é de uma pessoa endividada ou que precisa investir mais.

É importante compreender exatamente a situação que está no momento para utilizar as ferramentas certas a fim mudar o cenário de vida.

3- Defina quais serão metas

Outro importante passo da contabilidade pessoal é o de definir as metas e objetivos que deseja alcançar.

Ou seja, cuidar da situação financeira vai além de somente pagar as contas, mas sim de planejar como quer estar no futuro.

Isto vale para quem deseja comprar a casa, trocar o veículo, fazer uma viagem internacional, organizar um casamento, entre outros.

Para conseguir definir suas metas, estipule a data que deseja alcançar cada uma e o quanto precisará poupar para isso.

4- Não esqueça do lazer

Fazer a contabilidade pessoal, também envolver incluir os momentos de lazer no orçamento. Dessa forma, é fundamental separar um valor para si mesmo.

Em outras palavras, todos os meses é importante manter alguns hábitos de que goste de fazer, pois assim bem-estar e motivação para aumentar ainda mais a renda.

5- Faça uma reserva para emergências

Um dos principais erros é não ter um dinheiro reservado para situações de emergência como:

  • Medicamentos;
  • Conserto do carro;
  • Reparos na casa (como cano entupido, por exemplo);

Para se prevenir é necessário separar uma parte dos recebimentos e deixar reservado em alguma conta e ir aumentando esse caixa gradativamente.

É de suma importância que este valor não seja utilizado para outras questões, afinal, o seu uso é somente para situações inevitáveis.

Veja também

6- Atualize sempre as finanças

Para fazer a contabilidade pessoal funcionar de verdade, é necessário atualizar sempre que algum pagamento for efetuado ou algum valor recebido.

Isto significa que a lista constantemente precisa ser alimentada e atualizada com cada valor creditado ou debitado.

Desta forma, separe um tempo seja diariamente ou semanal para atualizar o que está pago, o que deve ser pago, ou incluir um novo compromisso.

Aproveite para fazer uma revisão de todos os lançamentos. Outra dica é sempre incluir cores diferentes para identificar facilmente os tipos de lançamentos.

Por exemplo: utilize verde para o que está positivo, ou seja, valores recebidos seja salário ou outros adicionais.

O vermelho é indicado para o que está negativo. A utilização de cores na planilha ajuda a ter uma melhor visualização da situação financeira.

7- Utilize algum sistema

Para organizar todas as finanças de maneira prática e extremamente eficiente, utilize programas de planilhas financeiras para facilitar no dia a dia.

Existem diversos programas gratuitos que não só organizam os dados como também dão dicas de como poupar ou apontar erros de lançamento.

8- Evite cair em gastos ou dívidas desnecessárias

Na contabilidade pessoal, o indivíduo consegue saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro, portanto, é importante não cair em armadilhas de gastos e dívidas.

Se o cenário já for de uma pessoa endividada, evite entrar em mais dívidas e se for possível, pague a vista por determinado produto ou serviço.

Quanto aos gastos desnecessários, verifique sempre a relevância que aquele produto proporciona e se terá um grande efeito na rotina.

Alguns gastos podem passar simplesmente despercebidos e ao final do mês fazer uma grande diferença no orçamento, dificultando na realização dos objetivos e sonhos.

Conclusão

A contabilidade pessoal é uma poderosa ferramenta de auxílio e manutenção das despesas pessoais de um indivíduo.

Saber identificar a situação que está, e remanejar as finanças em prol de se manter regularizado é a principal chave para quem precisa ter uma boa saúde financeira.

Portanto, independentemente da situação, a contabilidade pessoal deve ser um hábito e permanente no mundo das finanças.

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp