O dropshipping é um modelo promissor de empreender que consiste em vender um produto sem precisar estocar deixando para o fornecedor a parte de logística.
Apesar de ser um empreendimento mais moderno e prático, o dropshipping é uma empresa e como qualquer outra precisa cumprir com seus deveres e obrigações impostos pela lei.
Confira neste artigo como funciona o dropshipping e veja dicas para o negócio trazer bons resultados!
O que é dropshipping?
Dropshipping é uma modalidade de negócio que consiste em vender produtos sem ter o estoque, intermediando para que o lojista faça a entrega do produto final ao cliente.
Em outras palavras, o dropshipping funciona como um expositor de produtos terceirizados onde o vendedor efetua a parte de compra e marketing e o fornecedor executa a entrega.
Contabilidade para dropshipping: como funciona
A contabilidade para dropshipping, ou seja, para o e-commerce consiste em contabilizar e registrar todos os eventos e movimentações da empresa.
Isso vai desde o regime tributário para definir a carga de impostos que precisará pagar, até registrar todas as entradas e saídas de valores.
Assim como qualquer outra empresa ecommerce, o dropshipping também precisa ter o acompanhamento ou assessoria de um escritório contábil.
A contabilidade tem o dever de instruir o empresário de todas as suas obrigações e deveres para manter o negócio sempre atualizado e legalizado para funcionamento.
Veja também
- Plano de contas contábil: 4 grupos que compõem um grupo de contas
- Sinais que indicam que sua empresa precisa de serviços contábeis
- Livro diário: Como fazer e o que deve ser considerado como lançamentos contábeis
Quais atitudes tomar para o negócio não falir?
A modalidade de ter um negócio de dropshipping tem sido uma opção bastante lucrativa e promissora. No entanto, para não falir é necessário ter alguns cuidados. Confira:
1- Faça pesquisa de mercado (analisar concorrentes. o público alvo, o que está em alta).
2- Procure o fornecedor com quem fará essa parceria. Lembre-se de prezar pela qualidade e pontualidade, já que está vendendo os produtos do mesmo.
3- Cuide das finanças – isso envolve montar um caixa e contabilizar todos os ganhos, investimentos e até perdas.
4- Formalizar – abrir um CNPJ, ter uma conta no banco para fazer as movimentações separadamente.
Conclusão
O modelo de negócio dropshipping tem sido a alternativa de muitas pessoas começarem a empreender e obter lucratividade e bons resultados.
No entanto, para que o negócio continue a prosperar é fundamental contar com o acompanhamento de um contador online especializado na modalidade.