Para executar os fechamentos mensal da sua empresa, nossa equipe segue um roteiro que é baseado em dois aspectos: Perfil da empresa e Análises dos calendários definidos pelos órgãos públicos: Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Ministério do Trabalho, Prefeituras e Órgãos Regulatórios.
São rotinas executadas por multiprofissionais como Analistas Fiscais, Analista Contábeis e Analistas de Recursos Humanos, sem contar que para a plena execução dos serviços a colaboração do empresário no envio de documentos e informações é de suma importância.
Como falei acima, as demanda ocorrem de acordo com o calendário de fechamentos que são estruturados internamente nesse lógica:
- Obrigações acessórias
- Guias para pagamentos
- Apuração trabalhistas
- Apuração Fiscal
- Apuração Contábil
Vale resaltar que a empresas enquadrada no SIMPLES NACIONAL são beneficiadas com um tratamento simplificado, por isso, em alguns pontos fazemos essa separação.
Obrigações acessórias
As obrigações acessórias são as obrigações exigidas por órgãos governamentais e regulatórios, ou seja, além das obrigações principais relacionadas ao pagamento de impostos e contribuições.
As obrigações consistem no fornecimento de informações através de declarações eletrônicas que tem suas periodicidades Mensal e Anual são elas:
Empresas no SIMPLES NACIONAL
- PGDAS (mensal)
- DEFIS (anual)
- E-SOCIAL (mensal)
- DCTFWEB (mensal)
- SPED CONTÁBIL (anual)
- DEFIS (anual)
- DIRF (anual)
Empresas fora do SIMPLES NACIONAL
- EFD CONTRIBUIÇÕES (mensal)
- EFD ICMS (mensal)
- GIA (mensal)
- DCTF (mensal)
- DCTFWEB (mensal)
- DIRF (anual)
- SPED CONTÁBIL (anual)
- SPED FISCAL (anual)
Para ambos os regimes existem outras obrigações que são ligadas diretamente a atividade da empresa, como por exemplo: DIMOB para empresas da área imbobiliaria, DIMED para empresas da área médica entre outras declarações.
Guias de recolhimento
As guias de recolhimento segue uma rotina mensal de acordo com cada imposto como os selecionados abaixo:
Empresas no SIMPLES NACIONAL
- Inss – vencimento 20º dia do mês subsequente
- Fgts – vencimento 7º dia útil do mês subsequente
- IRRF – vencimento 20º dia do mês subsequente
- Simples Nacional – vencimento 20º dia do mês subsequente
Empresas fora do SIMPLES NACIONAL
- ISS – vencimento 10º dia do mês subsequente
- Pis – vencimento 25º dia do mês subsequente
- Cofins – vencimento 25º dia do mês subsequente
- IRPJ – vencimento trimestral ou mensal
- CSLL – vencimento trimestral ou mensal
- IRRF – vencimento 20º dia do mês subsequente
- Inss – vencimento 20º dia do mês subsequente
- Fgts – vencimento 7º dia útil do mês subsequente
Apuração trabalhistas
São processos de execução e encerramento de folha de pagamento, nossa equipe analisa o fechamento do ponto, descontado as faltas, incluindo horas extras, cálculo de rescisão, férias e 13º Terceiro.
Por essa mesma equipe enviamos os encargos sociais como FGTS, INSS.
Apuração Fiscal
Para apuração dos impostos temos que analisar todos o documentos: Notas Fiscais de vendas de produto, Nota Fiscal de Prestação de Serviços, Nota fiscal de Compra de produto e demais documentos, tudo isso é necessário para apuração fiscais que conta com a escrituração de todos esses documentos e serve como base documental para entrega de declarações.
Apuração Contábil
Após os fechamentos fiscais, fechamentos de folha de pagamento, cálculos dos impostos, cálculos dos encargos sociais e conciliação Bancária, iniciamos a conciliação Contábil onde analisamos a baixa dos impostos, as provisões de folha e a composição do saldo do ativo geral da empresa, feita essa análise encerrando a contabilidade com a geração dos relatórios contábeis.
Processo de fechamento
Os processo internos para fechamento segue os títulos que estarão disponíveis para acompanhamento, são eles:
- Programado
- Em análise
- Em aberto
- Finalizados
Programado
Baseado no perfil da empresa e negócio que sua empresa opera existe uma demanda de fechamento e dentro do prazo (geralmente 10 dias antes dias do vencimento) nosso operador inicia a operação.
Em análise
Existe algum erro, ou falta de documento que travou o processo e geralmente outro profissional está analisando.
Em aberto
O processo foi iniciado e se encontra parado, geralmente por alta demanda, neste caso temos o prazo de 3 dias para mudar o seu status para Em análise ou Finalizado.
Finalizados
O processo chegou em seu status final, neste caso você recebeu um e-mail com o número do protocolo de entrega.
Esses indices são apresentado logo na página inicial da plataforma
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