Documentos necessários para emissão do Certificado digital

Documentos necessários para emissão do Certificado digital

Leitura obrigatória !!

Você já comprou o certificado digital, agora é hora de separar os documentos e agendar na certificadora a validação presencial e emissão do certificado digital, Caso você já tenha a biometria cadastrada, essa validação presencial não é necessária.

Neste post, você verá os documentos necessários para emissão do Certificado digital tanto para empresa como pessoa física, confira abaixo:

Certificado digital para Empresa

Documentos:

  • Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data de validade do certificado;
  • Documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto);
  • Alteração(ões) contratual(ais) – se houver; Alterações devem ser devidamente registradas nos órgãos competentes. Caso a última alteração seja consolidada, não é necessário apresentar o documento de constituição; caso contrário, será preciso apresentar todas as alterações anteriores.
  • Documentos de eleição da diretoria vigente – quando aplicável;
  • Para certificado e-MEI: Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

Originais podem ser substituídos por cópia autenticada, neste caso, as cópias autenticadas serão retidas.

Representante legal cadastrado na Receita Federal

Documentos:

  • 1 documento de identificação (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Originais não podem ser substituídos por cópia autenticada.

Além da documentação, serão coletados seus dados biométricos (digital e
facial) conforme legislação da ICP – Brasil.

Documentação para validação do e-CNPJ ou e-Simples

Lembre-se, A falta de algum dos documentos obrigatórios solicitados poderá impossibilitar a emissão do seu certificado digital

Certificado digital para Pessoa Física

Documentos:

  • 1 documento de identificação; RG, CNH ou RNI
  • Para e-profissões além do documento acima citado é necessário a apresentação de um documento funcional, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).
  • O título de eleitor é um documento opcional.

e-CPF para Conectividade Social

Se você é uma pessoa física e vai usar o e-CPF para acessar o Conectividade Social, leve, além dos documentos pedidos acima, os seguintes:

Se você for funcionário de uma empresa (procurador), precisa apresentar, como comprovante do número do PIS, qualquer um destes documentos:

  • Cartão do PIS;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão Cidadão (ou impressão atualizada da página da DATAPREV).

Se você for um profissional autônomo:

  • Comprovante do Cadastro Específico matrícula do INSS (CEI) ou impressão atualizada da página da DATAPREV.

Cada certificadora tem suas exigências documentais, mas no geral são esses os documentos que você deverá ter em mãos .

Se você tem duvidas sobre qual certificado digital vai comprar veja esse post que separamos para você:

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