Qual a carga horária de um MEI?

Qual a carga horária de um MEI? Saiba agora

A carga horária de um MEI é definida pelo próprio empreendedor, uma vez que ele é o seu próprio patrão, ou seja, ele é responsável por definir sua jornada de trabalho. 

A carga horária de um MEI é definida pelo próprio empreendedor, uma vez que ele é o seu próprio patrão, ou seja, ele é responsável por definir sua jornada de trabalho. 

Além disso, ele não precisa cumprir horário, mesmo quando estabelece contrato como prestador de serviço. No entanto, essa relação é B2B. 

Sendo assim, o MEI precisa cumprir com as demandas acordadas, de acordo com a carga horária que lhe é conveniente. A flexibilidade é uma das características desse formato de empreendimento. 

Carga horária de um MEI: entenda mais sobre esse assunto

Além de não se preocupar com a carga horária de um MEI, o profissional que opta por esse formato deve acordar junto ao contratante quantas horas serão destinadas à prestação de serviço.

No entanto, diferente do regime CLT, o microempreendedor individual não precisa se sujeitar a atender às regras da consolidação das leis trabalhistas. 

Da mesma forma, ele também não terá direito aos benefícios, tais como recebimento de férias, décimo terceiro e FGTS. 

O valor a ser pago pela prestação de serviço, bem como as vantagens que serão pagas, devem ser acordadas e registradas em contrato.   

Portanto, se o contratante optar por pagar férias e décimo terceiro ao MEI, não há impedimento legal para tal ação. 

O microempreendedor individual deverá cumprir com algumas exigências legais, entre elas a formalização do negócio para obtenção de um CNPJ e o código CNAE. 

Além disso, é preciso contribuir conforme a legislação tributária. No caso do MEI, a tributação é feita de forma simplificada, por meio do regime do Simples Nacional.

Ele deve ainda emitir nota fiscal pelos serviços prestados ou produtos vendidos, garantindo o cumprimento da lei e aumentando a credibilidade do negócio. 

É importante manter as finanças organizadas e ter um fundo de emergência para os períodos de menor demanda de trabalho. 

Ter uma conta bancária cadastrada como MEI é fundamental para isso, inclusive é uma exigência de muitas empresas para efetivação do pagamento. 

Assim como qualquer empreendedor, o MEI precisa ficar atento às questões contábeis do seu negócio para evitar complicações junto aos órgãos reguladores. 

Conte com a Realizar Contabilidade 

Embora a carga horária de um MEI não seja motivo de preocupação, é certo que manter as obrigações acessórias em dia deve ser prioridade. 

Por isso, contar com a parceria de uma equipe contábil devidamente preparada, fará toda a diferença. 

Na Realizar, sua contabilidade online em São Paulo, você encontra o suporte que precisa para te auxiliar na contabilidade e também na gestão financeira do seu negócio. Entre em contato hoje mesmo. 

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp