Busca sócio: Como escolher os sócios que vão participar em minha empresa?

Na busca do sócio se atente a algumas características

Você busca um sócio? Veja este artigo que preparamos para você!

O termo “Busca Sócio” é utilizado por cerca de 2.400 pessoas mensalmente. Isso, porque quando você busca sócio para o negócio, possibilita inúmeros benefícios.  

Compartilhamento de decisões; aumento de capital para gerenciar a empresa e divisão de responsabilidades são apenas alguns exemplos. Saber o conceito de sócio, função, porque ter um sócio e outras informações sobre, é fundamental para quem busca sócio para a sua empresa.

Dentro da pesquisa “busca sócio”, procuramos criar este artigo com o intuito de lhe auxiliar com informações extremamente relevantes sobre este tema.

Veja a seguir:

  • Sócio? O que é?
  • Qual é a função de um sócio?
  • Porque ter um sócio?
  • Como devo escolher os sócios que vão participar em minha empresa?

Leia também: Como começar uma empresa do zero em 2020?

Você busca sócio para sua empresa? Então deve conhecer todos os aspectos como: conceitos, funções e tipos de sócios existentes. Já, que, melhor será a sua analise e poder para identificar um ótimo sócio para o seu negócio, tendo em mente que suas visões e objetivos devem estar alinhados.

Mas, afinal, qual o significado de sócio?

Sócio? O que é?

Partindo da premissa que você busca sócio para sua empresa. Inicialmente, é necessário que você saiba o significado de sócio.

Os sócios são os indivíduos que se juntam com o propósito de abrir/gerenciar um negócio. Um complementa outro, seja com aporte de recursos financeiros na empresa ou capital intelectual. Ambos possuem os mesmos objetivos e a mesma visão. No geral, cada um possui habilidades diferentes, possibilitando maior aproveitamento em diferentes áreas da empresa. Portanto, cada um possui suas funções e responsabilidades dentro do negócio.

Qual é a função de um sócio?

Quando você busca sócio para sua empresa, deverá saber qual a função que ele exercerá nela. Cada sócio possui suas responsabilidades dentro do negócio, podendo sofrer variações de acordo com o tipo de contrato firmado de sócio, sendo:

  • Sócio administrador: ele quem toma as decisões da empresa;
  • Sócio cotista: possui parcela da empresa, tendo direito à participação nos lucros e, dependendo, direito a voto.

Porque ter um sócio?

Você que busca sócio, já se perguntou o “por que” de realmente precisar de um? Primeiro, pense na sua maior habilidade relacionada ao negócio que está à frente. Agora, na sua maior dificuldade. Suponhamos que entre as atividades do negócio, você possui dificuldade nas áreas: marketing; logística e contábil da empresa. Se você soubesse de uma pessoa confiável, integra e que possui objetivos semelhantes ao seu e que tenha as habilidades que lhe falta, para sua empresa ter melhores resultados, o que caracterizaria no crescimento de forma exponencial do seu negócio. Acharia viável se juntar a essa pessoa?

Ao se juntar com outra pessoa, visando melhor gestão e potencialização do negócio, é possível perceber vários benefícios, como:

  • Aumento de capital: o sócio realizando o aporte na empresa contribui para que o negócio tenha mais capital de giro e possa manter com suas atividades;
  • Compartilhamento de decisões: apesar da visão do negócio ser, em teoria, a mesma, ambos possuem visões diferentes, estas, que podem ter diferentes resultados de acordo com a decisão tomada. Quando existe mais de uma pessoa realizando a tomada de decisão, é possível verificar, juntos, quais as melhores saídas para determinado tipo de situação;
  • Divisão de responsabilidades: cada sócio tem suas responsabilidades na empresa. Assim, não há a sobrecarrega de trabalho. Possibilitando que cada um possa realizar suas atividades de melhor maneira possível;
  • Diminuição de risco: quando apenas uma pessoa trabalha no negócio, ela utiliza de seus próprios recursos para que a empresa de certo. Todavia, quando há uma segunda ou mais pessoas, os riscos são divididos entre elas, caracterizando na diminuição do risco entre as partes envolvidas;
  • Estabilidade: havendo mais de uma pessoa no negócio, transmite mais segurança para os clientes, gerando maior estabilidade;
  • Discussão de ideias: é possível trazer a mesa, ideias de melhorias ou de implantação na empresa. Outros pontos de vistas ajudam a identificar lacunas não observadas por nós mesmos;
  • Motivação: como ambos possuem os mesmos objetivos, um motiva o outro naturalmente, simplesmente por estarem trabalhando juntos, dia após dia, com toda força de vontade em prol do mesmo objetivo;
  • Poder se ausentar: quando há a necessidade de ausentar-se, o outro sócio continua tocando o negócio. E assim, suscetivelmente.

Como devo escolher os sócios que vão participar em minha empresa?

O empreendedor que busca sócio, deve se atentar a algumas características em seu futuro sócio, para que aumente as chances de sucesso do seu negócio. Com isso em mente, podemos dizer que o relacionamento é à base de tudo. A escolha de um sócio deve ser feita com calma; fazer uma pesquisa e realizar analise para apurar a real necessidade em se ter um sócio, é extremamente recomendado. A partir deste momento, o empreendedor deve pensar nos prós e contras, quais habilidades ele precisa para complementar o seu negócio, a ajuda que precisa; qual o tipo de personalidade que seria ideal, questões de produtividade, direitos, participação na empresa, uma boa comunicação, bom relacionamento e os termos para o contrato são os pontos principais a serem analisados.

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Aproveite e compartilhe com os amigos!

Ah, assim que encontrar o sócio ideal para o seu negócio, nós legalizamos a sua empresa! Somos uma empresa prestadora de serviços contábeis!

Desde 2014 ajudando os empreendedores do todo o Brasil, com prestação de serviço de contabilidade, e o melhor, totalmente online!

Conheça agora a: Realizar Contabilidade.

Caso deseje, escolha uma das opções abaixo:

ABRIR EMPRESA

MIGRAR DE CONTABILIDADE

Imagem disponibilizada por  freepik.com Designed by jcomp

Gostou do Artigo? Compartilhe =)

Veja Outros Posts Relacionados à

Políticas de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal condição. Para mais informações, visite as Política de Privacidade e nossos Termos e Condições

Aceitar e Fechar
× Chamar no WhatsApp