Os conflitos na empresa são resultantes de situações indesejadas e mal resolvidas, podendo ser motivada por vários fatores.
Entre eles, dificuldade de relacionamento interpessoal, desavenças, circulação de informações erradas, disputas por cargos e até mesmo divergências de interesses.
Embora sejam comuns, os conflitos precisam ser resolvidos para evitar que a situação se agrave, resultando em uma crise difícil de ser gerenciada.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre este assunto.
Conflitos na empresa: veja algumas possíveis causas
1. Baixa produtividade
A baixa produtividade é um fator bastante prejudicial ao ambiente empresarial, inclusive sendo considerado um dos motivos de conflitos.
É muito comum quando a equipe de trabalho não está totalmente engajada. Enquanto alguns se dedicam ao máximo para alcançar os resultados, há aqueles que não cumprem com o dever, gerando um clima de insatisfação.
2. Divergências de personalidade
Não há como negar que o convívio diário é um grande desafio e quando não é bem gerenciado pode resultar em conflitos.
É importante que os gestores invistam em palestras, treinamentos e capacitação sobre inteligência emocional e autoconhecimento.
Esses dois fatores são essenciais para que as pessoas se conheçam, entendam seus limites e tenham mais facilidade para conviver com os outros.
3. Condições de trabalho precárias
Um dos fatores que podem gerar conflitos na empresa é a oferta de condições de trabalho precárias. Além disso, essa questão pode resultar em processos trabalhistas.
Os gestores precisam estar atentos a esse cenário, investindo em melhorias constantes, compra de equipamentos e maquinários e oferecendo EPI ‘s, de acordo com a função exercida.
Outra questão importante, é a valorização dos funcionários por meio da oferta de salários justos e o pagamento de vantagens e benefícios.
4. Mudanças bruscas
As mudanças bruscas no ambiente empresarial podem resultar em conflitos difíceis de serem gerenciados. Por isso, é importante preparar o ambiente para esses eventos.
Estabelecer um diálogo aberto sobre as novas formas de trabalho e gestão, prepara os funcionários para lidar com uma realidade diferente a que eles estavam acostumados.
Ademais, é importante dar tempo para as adaptações serem feitas e assim, criar um clima organizacional favorável a todos.
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Gerenciar conflitos na empresa é uma atividade que demanda tempo, paciência e planejamento estratégico.
Por isso, é comum que os gestores encontram dificuldades para cuidar de outros setores da empresa. Além disso, algumas áreas, tais como a contabilidade e o financeiro, exigem conhecimentos técnicos.
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