Para entender o que significa capital fechado é importante saber que esse é um termo usado em uma empresa de S/A. Ou seja, uma empresa de natureza jurídica que pertence acionistas de um pequeno grupo e que não tem participação societária aos investidores.
Mas será que existem vantagens em manter o capital de uma empresa fechado? Para tratar ainda melhor sobre esse assunto preparamos um conteúdo especial. Quer saber mais? Então, basta acompanhar a leitura!
O que é uma Sociedade Anônima?
Antes de saber o que significa o capital social fechado, é de suma importância entender o que é uma Sociedade Anônima Fechada. Em linhas gerais, ela é uma natureza jurídica que faz parte de um grupo restrito de acionistas.
Dessa forma, esse modelo empresarial não conta com a participação acionária daqueles que investem no negócio por meio de ações transacionadas na bolsa de valores.
A inclusão de um novo sócio nesse tipo de Sociedade Anônima ocorre somente quando um dos proprietários decide alienar sua participação ou uma porcentagem dela. Outro aspecto relevante é que, geralmente, as Sociedades Anônimas Fechadas são constituídas por famílias.
O que significa capital fechado?
Para entender o que significa capital fechado, saiba antes que ele se refere à natureza empresarial de Sociedade Anônima Fechada que já destacamos anteriormente.
Diante disso, empresas que optam por um capital fechado, as vendas das ações não podem ser realizadas abertamente ao mercado de valores imobiliários como acontece nas empresas de capital aberto. Seria esse o principal ponto para entender o que significa
Vale destacar que as ações de uma empresa de capital fechado em sua grande maioria são restritas a poucas pessoas. Há muitos casos em que essas empresas estão centradas entre os membros da família fundadora.
Existe diferença entre uma empresa de capital social aberto ou fechado?
Claro que existe, e essas diferenças são inúmeras, mas podem ficar ainda mais claras a partir do momento em que entendemos o que significa capital fechado. Para explicar um pouco dessas diferenças falaremos ainda sobre as empresas de Sociedades Anônimas.
No caso das Abertas, os acionistas têm a possibilidade de transacionar suas ações no mercado de valores mobiliários. Entretanto, para isso ocorrer, é necessário obter uma autorização governamental concedida pelo Conselho de Valores Mobiliários (CVM).
Além disso, outra distinção nas empresas de capital aberto, pois nesse formato, os acionistas podem angariar recursos de investidores por meio da oferta de valores mobiliários.
Tem dúvidas ainda? Entre em contato com nossa contabilidade online em São Paulo. Será um prazer conversar com você.