O fluxo de caixa é uma ferramenta imprescindível na gestão do negócio, e saber o porquê implantar o fluxo de caixa na empresa pode proporcionar ao empreendedor visão e aprimoramento na gestão da empresa, possibilitando identificar itens que geram custos e estabelecer estratégias para converter os custos em lucratividade.
Veja a seguir:
- O que é fluxo de caixa?
- Para que serve?
- Porque implantar o fluxo de caixa na empresa?
- Como implantar o fluxo de caixa na empresa?
O que é fluxo de caixa?
No artigo “Fluxo de caixa: como identificar gastos desnecessários”, vimos que o fluxo de caixa:
“é a relação de todas as movimentações feitas em determinado período no caixa, ou seja, todos os valores recebidos e os valores pagos pela empresa são identificados por meio do fluxo de caixa. Por ele é possível verificar a fonte da receita e também dos custos, assim, pode-se projetar e controlar as movimentações dos recursos auxiliando na gestão do negócio”.
Desde modo, conclui-se que o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que possui todos os registros das movimentações financeiras da empresa, com o intuito de constatar e prever saldo em determinado período, visando sempre ter capital de giro.
Para que serve o fluxo de caixa?
Tendo em mente que por meio do fluxo de caixa o empresário tem acesso a todas as movimentações de entradas e saídas, origem e destino dos recursos financeiros da empresa, pode-se dizer que o fluxo de caixa serve para:
- Mostrar a saúde financeira da empresa;
- Mostrar a capacidade de pagamento de eventuais despesas;
- Mostrar a necessidade de maior prazo para pagamento de fornecedores;
- Visualizar a necessidade de solicitar empréstimo;
- Mostrar resultados positivos antes que aconteçam;
- Mostrar resultados negativos antes que aconteçam;
- Projetar disponibilidade de saldo para um período futuro.
Os itens acima possibilitam realizar atividades especificas ou estabelecer estratégicas para sanar ou melhorar quaisquer inconveniências financeiras que venham aparecer, melhorando a gestão dos recursos a serem empregados na empresa, deste modo, é simples visualizar que o fluxo de caixa traz inúmeras vantagens para o negócio.
Porque implantar o fluxo de caixa na empresa?
Para que a empresa possa continuar suas atividades tendo recursos para o capital de giro, e ter capacidade para pagar possíveis gastos, sem dúvida alguma, é extremamente necessário implantar o fluxo de caixa na empresa. Sem ele a empresa fica a mercê de itens que geram custos, não consegue prever o capital de giro necessário apara a realização das atividades necessárias da empresa e inúmeras outras inconveniências.
Não implantar o fluxo de caixa na empresa caracteriza na impossibilidade de obter informações relevantes e imprescindíveis para a realização de analises que sobre a saúde financeira da empresa, deste modo, ao implantar o fluxo de caixa, pode-se ver e constatar a saúde financeira da empresa.
Como implantar o fluxo de caixa na empresa?
Existem varias formas de se implantar o fluxo de caixa na empresa, algumas delas com seus prós e contras.
A primeira forma de se implantar o fluxo de caixa é realizar o preenchimento das informações de forma manual, por meio de um caderno, uma agenda ou livro destinado para tal. Este modo exige maior atenção na hora de tomar nota e também na hora de analisar e realizar os cálculos das entradas e saídas.
A segunda maneira de se implantar o fluxo de caixa é com a utilização de uma planilha. A planilha proporciona redução de tempo na inserção dos dados, maior precisão na visualização das informações, praticidade e organização. Implantar o fluxo de caixa com a utilização de uma planilha eletrônica permite também exibir as informações por meio de gráficos e também obter muitas outras informações graças aos recursos disponíveis na planilha. A Realizar Contabilidade disponibiliza uma planilha completa de fluxo de caixa, totalmente gratuita para você aprender e entender melhor, clique aqui e baixe agora mesmo a sua planilha.
Com a está planilha você poderá:
- PROJETAR saldos, definindo uma meta;
- Realizar Analises Verticais e Horizontais;
- Analisar expectativa da meta;
- Adicionar prazos médios de entrada e saída de recursos;
- Comparar período por período mensal ou acumulado;
- Comparar entradas e saídas de recursos;
- Analisar a composição de saídas de recursos;
- Analisar a composição de despesas operacionais;
- Separar movimentos operacionais de não operacionais;
- Comparar custos fixos e variáveis.
A terceira maneira de se implantar o fluxo de caixa é a utilização de um software de gestão. Atualmente existem softwares específicos para ajudar na gestão do empreendedor.
A quarta maneira de se implantar o fluxo de caixa é a contratação de empresa de contabilidade online. O empreendedor possui uma assessoria especializada para implantar a gestão financeira e o fluxo de caixa, além de inúmeras facilidade que só a contabilidade online pode proporcionar.
Felizmente hoje contamos com varias formas de se implantar o fluxo de caixa na empresa.
Agora que você já sabe o porquê implantar o fluxo de caixa na empresa, não se esqueça de baixar sua planilha de fluxo de caixa clicando aqui. Caso deseje obter apoio profissional, teremos o prazer em ajudar.
A Realizar Contabilidade atua desde 2014 oferecendo o melhor da contabilidade online.
Traga sua empresa para a Realizar Contabilidade, clique aqui. Não possui empresa legalizada? Nós cuidamos disso para você, clique aqui.